Alunos do Colégio Cenecista visitaram a Unidade de Conservação do Espraiado

A Secretaria de Cidade Sustentável (antes Subsecretaria de Meio Ambiente) recebeu, nesta quinta-feira (13/07), na Sede das Unidades de Conservação, no Espraiado, duas turmas de alunos do 8º ano do Colégio Cenecista. O objetivo da visita foi o de apresentar aos estudantes o Plano de Manejo das unidades do município. “Os alunos tiveram a oportunidade de ter um contato maior com o ambiente natural e conheceram as estratégias que estão sendo desenvolvidas pela gestão municipal para preservar o nosso patrimônio natural”, afirmou o gestor das unidades, Leandro Guerra.

A professora de biologia do Colégio Cenecista Valéria Ventirini levou suas duas turmas para conhecer a sede e pretende voltar com outras. “Estamos com um projeto interdisciplinar para o 3º semestre chamado Desbravando Maricá”, contou. “Então tivemos essa ideia de sair do abstrato, da sala de aula e dos livros, e ir para o concreto, o campo, para que os alunos pudessem aprender mais”, acrescentou. “Eles ficaram maravilhados em verem muitas coisas que só tinham visto em livros e na sala de aula”, completou.

Os alunos foram conduzidos para fazerem uma trilha interpretativa que tem a duração de 1:30h e é considerada leve, pois percorre apenas 3 quilômetros de área de Mata Atlântica preservada. A turma também conheceu a sede e assistiu a uma palestra sobre as áreas protegidas de Maricá, na qual foram mostradas as diferenças entre essas áreas de preservação no município. O gestor Leandro Guerra explicou, ainda, o Plano de Manejo, que é a forma como o município lida com os diferentes biomas para garantir sua preservação e continuidade.

“É fundamental para as crianças que elas tenham esse aprendizado desde novos”, avalia o secretário de Cidade Sustentável, Hélter Ferreira. “Assim, poderão se tornar agentes de propagação para as questões ambientais no contexto do nosso município, orientando amigos e familiares”, completou. A Sede das Unidades de Conservação de Maricá fica na Estrada do Espraiado, no KM 5,4 (aproximadamente 300 metros antes da cachoeira do Espraiado) e funciona de segunda-feira a sexta, de 9h às 17h. Escolas interessadas em levar grupos para atividades de educação ambiental na sede podem entrar em contato para marcar visitas através do e-mail: ucmarica.ambiente@gmail.com.