Encontro de Educação Inclusiva aconteceu sexta-feira na casa de festas Palladon, no Flamengo - Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação realizou nesta sexta-feira (23/06), na Casa de Festas Palladon, o I Encontro Intermunicipal de Educação Especial. O evento contou com a presença de onze municípios vizinhos, entre eles São Gonçalo, Araruama, Búzios e Macaé e teve a proposta de apresentar os projetos de Educação Inclusiva desenvolvidos em Maricá e fazer uma troca de experiências com os municípios convidados.

“Desde 2009 o governo vem dando total atenção para Educação Inclusiva em Maricá e para uma Educação com compromisso e responsabilidade na questão social de todas as pessoas, não só dos especiais”, avaliou a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa. “Hoje temos centenas de alunos incluídos na rede, dezenas de salas de recursos espalhadas pela cidade e temos uma equipe que se esforça para que Maricá se destaque como uma verdadeira cidade inclusiva”, acrescentou a secretária, agradecendo à coordenadora Hellen Ribeiro pelo trabalho com “serenidade e competência”.

A palestrante convidada foi a professora Luciane Maria de Castro Nardino, psicóloga e especializada em Atendimento Educacional Especializado pela Secretaria de Educação de Niterói. “Quando comecei a trabalhar com isso, para mim era uma novidade, por que o preconceito era muito grande, temos o tempo todo que refletir nesse sentido com relação a deficientes, ou outra situação”, afirmou ela, que integra a Assessoria de Educação Especial da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói. “Esse trabalho me fez aprender que não devemos julgar os outros, e assim como cada criança tem o seu momento, momento de aprendizagem, que uns vão aprender, outros não, que uns vão compreender, outros não. Isso que é a educação inclusiva”, destacou, Luciane.

Aproximadamente 70 pessoas participaram do encontro que abordou temas como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e Experiências Inclusivas. Ficaram agendados encontros em Araruama (setembro), Búzios (outubro) e São João da Barra (novembro). “Sem dúvida esse encontro de hoje vai render bons frutos. Agradeço imensamente os representantes dos municípios que vieram trocar experiências com a gente. A partir do encontro de Maricá outros municípios já aceitaram abrir as portas das suas casas e já estão saindo daqui com as datas de novos encontros”, finalizou, a coordenadora de Educação Inclusiva em Maricá.