Oficina de cultivo de orquídeas aconteceu no sábado durante exposição das plantas - Foto: Fernando Silva

Na tarde do último sábado (03/06), os visitantes da XXVIII Exposição Oficial de Orquídeas de Maricá tiveram a oportunidade de aprender técnicas básicas de cultivo, plantio e manutenção de orquídeas, durante a oficina de Cultivo de Orquídeas, que foi ministrada pelo orquidófilo Jerônimo Cunha.

Os participantes puderam adquirir uma noção fundamental sobre todas as fases de cultivo e produção, diferenças entre as espécies e doenças que podem atacar a planta. “A pessoa compra uma orquídea, chega em casa sem saber o que fazer e acaba matando a planta. Na maioria das vezes por excesso de irrigação. Por isso a nossa dica mais importante é: observem a natureza e tentem imitá-la, na natureza elas ficam bem por muitos dias sem chuva. Saiba se a espécie que escolheu é de sol pleno ou de sombra e coloque ela presa ao tronco de alguma árvores levando essas condições em consideração”, explicou Jerônimo.

A presidente do Comar, Valéria Abreu, garantiu que a experiência pode servir para gerar bem-estar e também incentivar os cuidados com o meio ambiente. “A nossa finalidade é, por intermédio das orquídeas, compreender a vida pela observação e análise da natureza. O objetivo do Comar é trabalhar nas pessoas a conscientização ecológica, incentivar a pesquisa pelo cultivo de novas espécies, orientar para o cultivo e colaborar para harmonia do meio ambiente com ser humano”, afirmou Valéria.

Sobre a experiência de participar da oficina, a costureira Ziléia Miranda de Oliveira disse que ficou muito satisfeita. “Sempre gostei de flores, então, a oportunidade de aprender a cultivar orquídeas me interessou bastante. Estou levando uma para casa e dessa vez vou conseguir cuidar dela da forma adequada”, contou Ziléia.

A ação foi promovida pela Círculo Orquidófilo Maricaense (Comar), com apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, da Associação Orquidófila de Niterói (ASSON), da OrquidaRio, do Orquidário Anaflora, e da Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (APPERJ).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here