Pluviômetro instalado em Maricá envia as informações de quantidade de chuvas para o Cemaden - Foto: Divulgação

Representantes da Coordenadoria Geral de Proteção e Defesa Civil de Maricá visitaram nos dias 16 e 17/05, as instalações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em São José dos Campos (SP). A pasta foi representada pelo coordenador geral, Luiz Carlos dos Santos, pelo coordenador técnico de Proteção e Defesa Civil, coronel Edson do Amaral e pelo gerente operacional, capitão Wellinton Silva.

A diretora substituta e coordenadora de Relações de Relações Institucionais do Cemaden, Regina dos Santos Alvalá, fez uma apresentação institucional e se colocou à disposição para avaliar possíveis parcerias entre as instituições.

Foram abordados diversos temas relacionadas à gestão de risco de desastres, entre elas a rede observacional do Cemaden e parceiros no Estado, diagnóstico da região de Maricá com relação ao alerta do Cemaden, visita à sala de Operação e Monitoramento e  imagens de radar. Também foi feita uma apresentação da Defesa Civil de Maricá pelo capitão Wellington Silva visando à implementação e operacionalização do Centro Hidro Meteorológico Municipal.

Em um segundo momento, houve troca de experiências através de uma mesa redonda, composta pela delegação de Maricá e de profissionais convidados como Hojhy Sakuragi (meteorologista e especialista em radar), Celso Graminha (tecnologista em Geodinâmica), Leandro Casagrande (tecnologista em Extremos Hidrológicos), Demerval Gonçalves (especialista em Geoprocessamento) e o coronel João Monteiro Júnior (ex-consultor da Unesco junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e coordenador técnico do projeto pluviômetros automáticos). Segundo o gerente operacional de Maricá é de suma importância essa aproximação. “É importante porque a ponta do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, composto pela União, estados e municípios no tocante à redução do risco de desastres, onde se localiza a população, se sentirá mais protegida com os avanços tecnológicos que a Defesa Civil de Maricá poderá ofertar, garantindo a segurança global do município”, concluiu em alusão ao projeto do Centro Hidro Meteorológico Municipal.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here