O Departamento de Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil, localizado na Urca (RJ), recebeu no dia 24/05, a visita da Defesa Civil de Maricá, representada pelo gerente operacional, capitão Wellington Silva. O chefe do departamento, Jorge Pimentel, e os geólogos Ivan Bispo de Oliveira Filho e Anselmo de Carvalho Pedrazzi receberam os visitantes para discussão do trabalho na municipalidade.

“Esse trabalho tem como objetivo cartografar áreas suscetíveis a movimentos de gravitação de massa e inundação, classificadas como alto, médio e baixo riscos, relacionadas em municípios brasileiros priorizados pelo Governo Federal, além de ser objeto do Programa de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais, incluído no Plano Plurianual 2012-2015 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão”, informou Jorge Pimentel.

Segundo ainda o chefe do CPRM, a elaboração inclui ainda, entre outras referências, as diretrizes contidas no manual para zoneamento de suscetibilidade, perigo e risco a deslizamento, publicado em 2008 pelo Comitê Técnico de Deslizamentos e Taludes Construídos das associações técnico-científicas internacionais de engenharia e engenharia geotécnica. Segundo o gerente operacional da Defesa Civil de Maricá o município tem como características de desastres áreas sujeitas às inundações e alagamentos. “Sendo assim, a carta de suscetibilidade será uma ótima ferramenta de auxílio na Gestão do Risco de Desastres, além de contribuir para a integração de políticas de ordenamento urbano municipal”, finalizou Wellington Silva.