Desfile cívico contou com apresentação de projetos sociais, como a Moeda Mumbuca - Foto: Jorge André

Durante as festividades de 203 anos de emancipação político-administrativo de Maricá, comemorados nesta sexta-feira (26/05), a Secretaria de Economia Solidária, em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ) realizou diversas atividades na tenda montada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Uma delas ficou a cargo do Detran/RJ, que disponibilizou para as crianças desenhos relacionados à segurança no trânsito para que pintassem. Para os adultos foram distribuídos folhetos da campanha “Basta de Acidentes”, lançada pela Prefeitura na véspera, além de sacos de lixo para carros com mensagens referentes à preservação ambiental, iniciativa que faz parte do projeto Maio Amarelo. Ao lado da tenda foram montados suportes de escovação para que representantes da Uniodonto de Duque de Caxias orientassem crianças e seus responsáveis sobre a forma correta para escovar os dentes.

Aproveitando a data festiva, o Sescoop trouxe o projeto que trata do Dia de Cooperar ou Dia “C”. Durante os desfiles cívicos o prefeito Fabiano Horta assinou termo técnico entre a Secretaria de Educação e a OCB para a inclusão no currículo escolar do programa Cooperjovem, que prevê o estímulo ao cooperativismo entre estudantes do ensino fundamental das escolas públicas municipais. A iniciativa foi intermediada pela Secretaria de Economia Solidária.

A escola municipalizada Professor Robson Mendonça Lôu, em Inoã, desfilou homenageando o Programa Minha Casa Minha Vida. Outra escola que deu destaque a temas sociais foi a E.M Marquês de Maricá, no Bairro Marquês, que teve como tema a programa Renda Mínima Cartão Mumbuca.

“Estou feliz pelos fatos participativos e articulados pela secretaria que aconteceram aqui hoje, principalmente a assinatura desse termo, que instituirá nas escolas da cidade a cultura do cooperativismo no ensino fundamental a crianças e jovens”, afirmou o secretário de Economia Solidária, André Braga. O secretário fez questão de parabenizar a Secretaria de Educação pelo desfile cívico e pela assinatura do programa Cooper Jovem. “É imprescindível destacar a parceria, entre a Educação, o Sistema da Organização das Cooperativas do Brasil-OCB/RJ e com o Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil”, finalizou.