Prefeitura divulga ruas que serão interditadas para Corrida e Caminhada Cidade de Maricá (foto) - Foto: Fernando Silva

A Prefeitura de Maricá realizou na manhã do último domingo (28/05), a 1º Corrida Cidade de Maricá. O evento fez parte do calendário de atividades esportivas em comemoração ao aniversario de 203 anos da emancipação político administrativa do município e contou com a parceria da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com os organizadores mais de 1000 pessoas participaram da corrida de rua que coloca Maricá no cenário esportivo estadual. A largada foi dada às 8h30, pelo medalhista olímpico Robson Caetano. O percurso de 8 km teve início na Ponte da Barra e de lá os competidores seguiram pela Avenida João Saldanha e pela Estrada do Boqueirão, até a chegada à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, no Centro.

O prefeito Fabiano Horta, acompanhado da primeira dama Rosana Horta e do secretário de Esporte e Lazer Filipe Bitencourt, afirmou que a Corrida Cidade de Maricá entra oficialmente para o calendário esportivo da cidade. “Queremos muito resgatar as práticas esportivas que já foram muito vitais em Maricá”, afirmou o prefeito. “Muita gente vai se despertar hoje para o exercício físico na busca de uma melhor qualidade de vida”, completou. “Pelo tamanho que essa corrida teve, sendo bem organizada em tão pouco tempo, a Prefeitura informa que essa prova vai entrar para o calendário oficial de eventos do município”, anunciou Fabiano.

Foram premiados os três primeiros colocados nas categorias: masculino geral – Damião Souza (1º lugar), Valério Fabiano (2º lugar) e Juarez Rosa (3º lugar). Feminina geral – 1º lugar Rejane Silva, 2º lugar Jéssica Soares e em 3º lugar a queniana Consolata Chesotch. Na categoria masculina moradores de Maricá – 1º lugar Bruno Fernandes, 2º lugar Luis Araújo, 3º lugar Valdeci Marins. Categoria feminina moradores de Maricá – 1º lugar Suzana Pires, 2º lugar Mariana Pinto e 3º Rafaela Montenegro. Os vencedores levaram para casa um prêmio de R$ 5 mil. Os segundos colocados R$ 3 mil e os terceiros colocados R$ 1 mil. Além dessas categorias teve ainda a entrega de troféus para a categoria de portadores de necessidades especiais e quem recebeu o troféu de primeiro lugar na categoria masculina foi Cleiton Souza e na feminina Débora Ramos.

Uma informação importante é que os itens presentes para a ornamentação e decoração do pódio, montado para a premiação dos vencedores da 1º Corrida Cidade de Maricá são os mesmos que foram utilizados pelo Comitê Olímpico nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Federação de Atletismo tem por regra reaproveitar os materiais usados em suas atividades e entendeu que um evento tão importante como este merecia receber esse tipo de cuidado.

A organização da corrida foi aprovada pelos corredores e pelos moradores, que assistiam a passagem dos atletas ao longo de todo o percurso, anteriormente preparado e sinalizado pela equipe da Secretaria de Esportes e Lazer. A segurança do evento ficou a cargo da PM, da Guarda Municipal e de agentes da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito. O atendimento médico com agentes da Saúde em prontidão também foi estrategicamente colocado à disposição dos competidores para eventuais necessidades, mas não houve registro de caso grave. Ao longo da prova foram disponibilizados locais com água mineral, garantindo a hidratação dos atletas, e ao final do percurso foi montado o “espaço do atleta” para retirada das medalhas de participação e equipado com uma praça de alimentação com frutas frescas e água a vontade para os competidores recarregaram as energias.

O desenhista Luiz Carlos Araújo, 40 anos, morador de São José do Imbassaí, estava bastante confiante minutos antes da largada. “Estou com muita expectativa de fazer um bom tempo e chegar entre os três primeiros”, afirmou Luis Araújo. “Tive uma noite boa de sono e acredito que farei bem o percurso da corrida”, completou. “O tempo está maravilhoso para correr e eu treinei bastante para o dia de hoje”, finalizou. O atleta estava certo. Luis Araújo ficou em 2º lugar na categoria masculina moradores de Maricá.