Subsecretaria de Economia Solidária Adriana Cardoso com o presidente da Alapi, Paulo Cardoso - Foto: Jorge André

Na última sexta-feira (19/05), representantes das secretarias de Economia Solidária e de Turismo visitaram empreendedores da cidade para convida-los a participar da oficina que acontecerá no dia 06/06 no CAIC Elomir Silva, em São José de Imbassaí. O encontro vai abordar e dar continuidade à implantação do Turismo de Base Comunitária (TBC) em Maricá, uma cooperação firmada em dezembro do ano passado entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio) e a Prefeitura de Maricá.

O TBC é uma modalidade de turismo desenvolvido pela própria comunidade, na qual a população local de forma associativa e solidária possui o controle efetivo das terras e das atividades econômicas associadas à exploração do turismo. A população é, também, diretamente responsável pelo planejamento das atividades. Tudo é orientado por princípios que buscam garantir a sustentabilidade social, econômica e ambiental e pela gestão das infraestruturas e serviços turísticos. Foram convidados para a próxima oficina 20 empreendimentos sugeridos no encontro passado, que aconteceu também no CAIC no dia 11/04. A qualificação contou com representantes das secretarias de Turismo, Economia Solidária, Educação, Urbanismo e Meio Ambiente e de Agricultura, Pecuária e Pesca.

Convidado a participar, representando a pousada Luau de Maricá, Ney Passos, 66 anos, se mostrou ansioso. “Vou participar para ver como poderemos nos encaixar neste projeto. É algo novo para mim. Quero conhecer melhor como funciona”, ressaltou. Para o presidente da Associação Livre de Aquicultura e Pesca de Itaipuaçu (Alapi), Paulo Cardoso da Silva, 48 anos, a iniciativa é boa e necessária para que se possa desenvolver o TBC em Maricá estimulando os pequenos produtores. “Acho importantíssima esta iniciativa. Vai nortear todos os produtores que hoje trabalham de forma artesanal, possibilitando uma estrutura melhor para estes atores”, ressaltou.

A subsecretária de Economia Solidária, Adriana Cardoso, reafirmou que com a participação ativa da comunidade no projeto a tendência é que o TBC torne-se uma fonte de renda para os empreendedores. “A participação dos empreendimentos é fundamental neste momento de construção das ações da Prefeitura em Turismo de Base Comunitária”, destacou.

Uma das coordenadoras do projeto, Joice Valandoski, ressaltou que os encontros de Formação tem o objetivo de fomentar o Turismo de Base Comunitária em paralelo com o fortalecimento da Economia Solidária. “Será uma oportunidade para profissionais envolvidos com o turismo e para atores/empreendimentos potenciais, de planejar um turismo em Maricá centrado no desenvolvimento local, considerando a valorização das pessoas, das microeconomias, das culturas locais e do desenvolvimento social e econômico do município”, finalizou.