Líderes abençoaram o hospital, preparando-o para receber pacientes dos vários credos - Foto: Fernando Silva

Na tarde desta segunda-feira (22/05), a Secretaria de Cultura, através da Coordenação de Assuntos Religiosos, abriu as portas do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, para receber a visita de lideres das principais religiões presentes em Maricá. O objetivo da ação foi apresentar para os representantes de cada crença a complexidade do aparelho público que está sendo construído na cidade, mas principalmente promover a inclusão e o respeito entre as diferentes religiões independentemente dos seus dogmas, rituais e ideologias.

Coordenadora do segmento afro religioso, a candomblecista Danielle Pacheco explicou a importância simbólica da visita. “É um governo de inclusão entre todas as religiões e causas sociais”, afirmou. “Essa visita é de grande importância, pois aqui estão lideres religiosos de matriz africana, representantes católicos e evangélicos, todos juntos em uma única proposta que é acima de tudo o respeito e o amor à vida”, frisou Danielle Pacheco.

Entre os convidados estavam o padre Ademar Ermelindo Pimenta, pároco da matriz de Nossa Senhora do Amparo; o pastor Edivaldo Baldow, supervisor municipal de Saúde; o pastor Marcos Santana, do projeto Vida Nova de Itaipuaçu; a Ialorixá Rosinha de Oxum; a sacerdotisa do templo casa de caridade Jardim de Aruanda, Maria Gilda; o coordenador de assuntos católicos, José de Arimateia, entre outros.

O coordenador David Rezeno sugeriu ao final da visita uma oração com todos os presentes com o intuito de padres e pastores abençoarem o hospital, preparando-o para que em um futuro próximo possa receber todos os pacientes dos vários credos. O padre Ademar Pimenta aprovou o que viu e disse que o hospital é a realização de um sonho para a cidade. “Sempre que se visa a valorização da vida isso me deixa feliz. Que Deus possa abençoar o trabalho de todos que aqui estarão para cuidar e promover a vida”, disse o padre.

A Ialorixá Rosinha de Oxum ressaltou a importância do combate contra o preconceito religioso. “É importante a gente combater a intolerância religiosa e para isso precisamos estar unidos, fazendo exatamente o que estamos fazendo hoje”, afirmou.

O coordenador Jose de Arimateia também falou da importância da integração entre as religiões. “Como se trata de um espaço público que vai atender a todas as demandas e todos os credos, acredito que é importante essa integração de todas as denominações religiosas para que realmente seja feita uma grande benção e que esse hospital seja diferente e tenha um algo a mais”, finalizou.

Quando concluído o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara terá três blocos: A, B e C. No bloco A estão localizados os consultórios médicos e a recepção. Considerado o coração do hospital, o bloco B possui características muito especificas, por se tratar de um ambiente com alto grau de risco, e é nele que estão o centro cirúrgico e as UTIs. E por ultimo o bloco C onde funcionará a área de serviços como refeitórios, vestiários, administração e salas de TI. O investimento é realizado com recursos próprios da Prefeitura, de aproximadamente R$ 40 milhões (considerando as obras civis) e contará com 138 leitos para internação, além de duas CTIs, 19 enfermarias (com três leitos cada), distribuídas pelos três blocos, seis salas de observação para adultos e mais três alas de observação para pediatria.

A área total do terreno onde está sendo construída toda estrutura é de 128,9 mil metros quadrados. O hospital contará com tomografia, Raio-X, entre outros aparelhos. A maior parte do equipamento necessário está sendo adquirida a partir de emendas parlamentares, um total de aproximadamente R$ 7,8 milhões.