imagem do posto de saúde central
Ação de conscientização sobre danos causados pelo tabaco acontece no dia 29/08 - Foto: Divulgação

A Sala de Coleta de Leite Materno e Apoio a Amamentação do Posto Central e a Maternidade do Hospital Municipal Conde Modesto Leal (HMCML), ambos no Centro de Maricá, estão promovendo, a partir desta segunda-feira (15/05), a Semana Estadual de Doação de Leite Humano.

Até sexta-feira (19/05), a equipe da Sala de Coleta municipal distribuirá material informativo, fará rodas de conversa e realizará palestras para a conscientização da doação do leite materno, com foco nos grupos de gestantes e usuárias dos postos. “O leite materno é essencial para a proteção e para o desenvolvimento do recém-nascidos, pois possui todos os nutrientes necessários, além de ser rico em vitaminas, combater infecções, doenças e alergias. Acredito que essa mobilização será importante para alertar as mulheres sobre a importância do ato, e assim aumentar o número de novas doadoras e a quantidade de leite coletado”, disse Karina Oliveira Silva, enfermeira técnica responsável pela sala de amamentação.

As doações feitas pelas mulheres maricaenses serão encaminhada para o banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói. Em seguida, o leite será encaminhado para a UTI Neonatal da própria instituição. “Vale ressaltar que um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos na UTI”, destacou Karina.

A Sala de Coleta de Leite Materno e Apoio a Amamentação do Posto Central, fica na Rua Climaco Pereira, n° 375, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  A lactante interessada em doar também pode entrar em contato pelo telefone 2637-3395.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here