Equipes da prefeitura plantaram espécies de Pau-Brasil e Ipê Roxo na Praça do Flamengo - Foto: Clarildo Menezes

Para festejar os três anos de sucesso do projeto “Maricá + Verde Visita Seu Bairro”, o subsecretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Guilherme Motta; o comandante da Guarda Ambiental, Luciano Moretti; e a coordenadora do Circuito Ecológico, Márcia Freitas, plantaram mudas de Pau-Brasil (Caesalpinia echinata) e Ipê Roxo (Handroanthus impetiginosus) na Praça do Flamengo nesta quinta-feira (11/05).

No bairro, que foi escolhido para sediar a celebração também foram doadas 100 mudas de espécies, como Ipê Roxo (Handroanthus impetiginosus), Ipê Branco (Tabebuia roseo-alba), Ipê Amarelo (Tabebuia alba), Ipê Rosa (Handroanthus heptaphyllus), Canafístula (Peltophorum dubium), Pau Ferro (Caesalpinia leiostachya), Cacau (Theobroma cacao), Saboneteira (Sapindus saponaria), Jacarandá (Jacaranda mimosifolia) e Angico Vermelho (Anadenanthera macrocarpa Brenan). “Com a ação de hoje, ultrapassamos a marca de cinco mil mudas doadas”, comemorou Guilherme Motta.

De acordo com um levantamento feito pela coordenadora do projeto, Pamella Leal, em 2015 foram distribuídas 1.182 mudas; em 2016, 2.640, e agora em 2017, até o mês de maio, 1.256. “Além de despertar a consciência ambiental da população, essa iniciativa acaba se tornando também uma ouvidoria do Meio Ambiente nos bairros. As pessoas nos encontram aqui, e além de receber a doação, também nos trazem dúvidas, sugestões, críticas e elogios”, comentou o subsecretário.

Para operadora de caixa Meire Gregório, esta foi uma boa oportunidade para mudar a aparência do seu quintal. “Achei muito interessante esse trabalho. Tenho um quintal enorme que só tinha mato, agora vou ter duas árvores lá também”, contou Meire. O comerciante Carlos Marins, que já conhecia o Maricá + Verde e desta vez levou sete mudas, desenvolve um trabalho social com as árvores. “Quero contribuir com o bem da minha cidade e a natureza é boa para todo mundo. Por isso planto as mudas em canteiros, espaços próprios, calçadas e ao longo das estradas”, disse Carlos. Carlos Henrique, que é subsíndico de um condomínio, está utilizando as mudas para arborização do espaço. “Hoje estou levando dez árvores. Estas atitudes ajudam a reflorestar as áreas urbanas de Maricá”, finalizou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here