Alunos de escolas municipais irão recolher o lixo da lagoa de Jacaroá - Foto: Clarildo Menezes

A segunda edição do projeto “Lagoa Limpa, Mar de peixe”, idealizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, reuniu cerca de 20 alunos da Escola Municipal Caic Elomir Silva em uma lúdica e divertida ação de higienização da Lagoa do Marine, em São José do Imbassaí. Divididos em duas equipes, meninos e meninas do terceiro ano do ensino fundamental calçaram luvas e participaram de uma acirrada disputa de coleta de lixo. Juntas, as crianças retiraram 62 sacos de detritos. “Quem ganha com este trabalho de todos vocês é a lagoa do Marine. Mantenham essa luta em defesa da lagoa”, incentivou o secretário Júlio Carolino.

De acordo com inspetor Washington Franco, é muito importante que os alunos conheçam o lugar onde vivem e explorem o seu potencial para ajudar no aprendizado. “Todas as escolas e professores deveriam participar de práticas como esta. Não é todo mundo que tem a oportunidade de ter essa natureza riquíssima como sala de aula”, afirmou o inspetor.

A iniciativa, que tem o apoio da Secretaria de Educação, tem como objetivo principal a educação socioambiental e o fortalecimento da cultura caiçara. “Queremos que crianças, jovens e adultos conheçam a importância das lagoas e saibam valorizar cuidar delas. Assim como o nome do nosso projeto já diz, com a lagoa limpa, os peixes voltam a ganhar espaço e desta forma as atividades de pesca e exportação também”, explicou Júlio.

Durante a colocação da placa em referência a realização do “Lagoa Limpa, Mar de peixe” no local, o secretário falou sobre as parcerias que está alinhando para ampliar os efeitos da atividade. “Estou em contato com a UFRJ e estive em São Paulo esta semana conversando com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Japan International Cooperation Agency, Jica), que também é uma possível parceira na despoluição das nossas lagoas”, contou. A Lagoa de Jacaroá será a próxima a receber o projeto. A data da ação, que ainda será definida, fará parte do calendário de aniversário de Maricá.