Evento, que acontece na 1ª Igreja Batista de Maricá, é organizado pelo Fórum Tecendo a Rede - Foto: Michel Monteiro

Criado há pouco mais de dois anos pela Secretaria de Assistência Social, o Fórum Tecendo a Rede (que tem o objetivo de pactuar fluxos entre os diversos equipamentos da Prefeitura e demais entidades) realizou mais uma edição nesta quarta-feira (03/05), na Casa Digital, no Centro. O encontro, que reuniu representantes da rede socioassistencial de Maricá e da sociedade civil, debateu questões relacionadas ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e de pessoas com deficiência.

O fórum foi aberto com a apresentação da proposta de adequação municipal ao programa federal “Viver sem Limites: Plano nacional dos direitos das pessoas com deficiência”. O colaborador do projeto, Edson Daher, falou sobre as ações já realizadas. “Já temos dois projetos inscritos, um para a Secretaria de Trabalho e outro para a Secretaria de Saúde. O objetivo é captar recursos federais do Plano Nacional para melhorar a qualidade de vida dos deficientes de Maricá”, contou.

Para o próximo quadriênio, a verba orçada para o Plano Nacional é de cerca de R$ 11 bilhões. “Precisamos de uma base de dados que nos garanta a entrada na concorrência por esse dinheiro. Por isso estamos propondo a criação e distribuição de uma ficha cadastral que poderá ser distribuída em todos os aparelhos de atendimento ao público”, explicou Daher.

De acordo com a subsecretária de Assistência Social, Laura Costa, objetivo é fortalecer a rede em benefício da população. “Estamos buscando ações para melhorar o atendimento aos usuários. Aqui surgem pautas, fluxos e compactuação entre nós, que somos a ponta deste trabalho, e levamos estas ideias para os gestores. Se aprovadas, elas são aplicadas”, disse Laura.

Com relação ao fluxo que havia se estabelecido na região para acolhimento e suporte às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, foi levantada a necessidade da criação de novas alternativas de trabalho, após o fim das entidades NACA (Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente) e NEACA (Núcleo Especial de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência). “Estamos revendo o fluxo que foi desmontado e estudando a criação de um núcleo de identificação de violência, com o apoio da Saúde”, acrescentou Laura.

A próxima reunião do “Tecendo a Rede” acontecerá no dia 07/06, com o Fórum do Grupo de Trabalho Intersetorial de Banco de Dados. Organizado por Gilson Luiz (Saúde), Diana Diniz (NASF), Alan Christi (Proteção Especial) e Glaucia Oliveira Araújo (Cadastro Único/Bolsa Família), o evento acontecerá a partir das 8h30, no Cinema Público Municipal Henfil (Centro).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here