Foram 1.987 atendimentos no Hospital Municipal Conde Modesto Leal nos dias de Carnaval - Foto: Clarildo Menezes

A organização destacada por moradores e visitantes no Maricarnaval também se refletiu na atuação da área de Saúde. Além do Hospital Municipal Conde Modesto Leal (HMCML), no Centro, e da UPA (Inoã) para os primeiros socorros e atendimentos de média complexidade – ambos funcionando 24 horas – os outros cinco postos de saúde especiais montados pela Prefeitura em pontos estratégicos com grande concentração de pessoas deram vazão à demanda durante os dias de folia.

Os postos foram distribuídos da seguinte maneira: dois no Centro, sendo um na Casa Digital e outro no anfiteatro; um na Praça dos Gaviões (Itaipuaçu), um na Rua 90 (Cordeirinho) e um na Avenida Litorânea (Ponta Negra), com direito a médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, maqueiro, motorista, medicamentos e equipamentos próprios. Dentro de uma van, funcionários da Secretaria de Saúde também rodaram os bairros realizando testes rápidos de sífilis, HIV, hepatites B e C. O resultado saia na hora.

Segundo a secretária de Saúde, Simone Costa Silva, no Hospital Conde Modesto Leal (Centro) durante o Maricarnaval foram realizados 1.987 atendimentos, dos quais 22 cirurgias, 7 transferências e 117 ocorrências policiais (para os casos não naturais, ou seja, acidentes, traumas). A secretaria até esperava mais, mas a estratégia de descentralizar funcionou. “Esperávamos em torno de 3 mil atendimentos no período e essa redução com certeza é resultado dos postos de atendimento espalhados pela cidade”, explica a secretária. “Eles dispersaram um pouco, desafogaram o hospital, diminuindo a quantidade de pessoas atendidas”, acrescenta. Simone Costa, que é médica, fez uma ressalva. “Em relação ao ano passado, no entanto, o número de cirurgias trauma (com urgência) e pós-trauma aumentou bastante. Sábado realizamos três buco maxilo (trauma de face, boca) e na segunda-feira três ortopédicas. Mas há outras a serem realizadas ao longo da semana”, declara.

A atuação da Saúde também foi eficiente em função do planejamento logístico, que permitiu a chegada do estoque previsto de medicamentos e insumos para a rede antes do carnaval, com o reforço planejado para atender a maior demanda. Na segunda-feira de carnaval (27/02), o prefeito Fabiano Horta e o secretário Geral e de Governo, Renato Machado estiveram no hospital para uma vistoria. Visitaram as enfermarias e a sala de medicamentos, que estava totalmente abastecida com antibióticos, analgésicos, soros de vários tipos e insumos como luvas, gases, algodão, atadura e esparadrapo, entre outros produtos. Os laboratórios também estavam funcionando para os testes necessários.