Funcionários limparam túmulos, jazigos, além da capina e pintura dos muros - Foto: Divulgação

Equipes da Secretaria de Conservação realizaram, nesta semana, a limpeza e a manutenção das dependências do cemitério municipal de Maricá, na Rua Soares de Souza, s/nº, Centro. Com o período de chuvas a vegetação cresce mais rápido, ocupando o espaço de túmulos e de visitação. O serviço realizado contou com capina, poda de árvores e limpeza ao redor dos túmulos e jazigos, além da pintura dos muros.

O Cemitério Municipal é administrado pela Secretaria de Assistência Social, que solicitou a ação de conservação. Por determinação do secretário Jorge Castor a pasta realizou um levantamento e constatou uma superlotação no local. Em função disso, a secretaria está solicitando às famílias que possuem familiares enterrados há mais de 3 anos no espaço para que façam a exumação dos corpos (procedimento no qual os ossos são acomodados em caixas e devolvidos à sepultura, deixando espaço para novos sepultamentos no jazigo). “Entendo que este é um momento delicado na vida dos entes queridos. Mas se faz necessária a exumação até por motivos de proteção ambiental”, explicou Castor. “Nosso objetivo é zelar pela população em todos os momentos da vida, incluindo neste momento tão difícil, atendendo a todos munícipes com condições adequadas”, afirmou.

A questão da superlotação será resolvida com a construção no novo cemitério. Com investimento total de R$ 7,3 milhões em recursos próprios municipais, o cemitério vertical está sendo erguido na parte dos fundos do antigo cemitério, em uma área de 5 mil metros quadrados. O prédio de três andares terá 2.700 gavetas funerárias e 1512 nichos mortuários, além de 6 capelas. A previsão da Prefeitura é entregar a nova ala concluída até o final de 2017.