Prefeito Fabiano Horta recebeu o presidente do OCB/RJ para discutir o termo de cooperação - Foto: Fernando Silva

O prefeito Fabiano Horta recebeu em seu gabinete, na última quinta-feira (09/02), o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro, (OCB/RJ), Marcos Dias. O objetivo da reunião foi discutir sobre a criação de um termo de cooperação da organização com a Prefeitura, no intuito de promover em Maricá um ambiente favorável para o desenvolvimento de cooperativas. “A OCB/RJ enxerga Maricá como um município parceiro e eu também creio nessa dimensão. Precisamos nos organizar para crescer e o desenvolvimento de cooperativas é um dos caminhos”, afirmou Horta.

Durante a reunião, da qual participou também o secretário de Economia Solidária, André Braga, discutiu-se sobre a possibilidade de implantação, no município, do programa Cooperjovem, que consiste em desenvolver os alunos da rede municipal de ensino, do primeiro segmento, e que prevê a formação dos profissionais da educação para em seguida inserir a pauta de cooperação e de cooperativismo como conteúdo transversal dentro da grade pedagógica das escolas. A viabilidade de implantação desse programa é algo que ainda será discutida com a Secretaria de Educação no intuito de construir essa amplitude em conjunto.

Em 2016, a Prefeitura de Maricá já havia assinado um termo de cooperação com a organização de cooperativas do Brasil e sistema de cooperativa OCB/RJ e SESCOOP/RJ – durante o Festival Utopia – porém em dezembro do mesmo ano, foi realizado um seminário em conjunto com a Secretaria de Economia Solidária, onde surgiu outras ideias de trabalho em comum entre a a prefeitura e a OCB. O secretário municipal, André Braga ficou com a missão de redigir o novo termo de cooperação. “O termo assinado anteriormente era mais simples, agora iremos redigir um termo mais técnico, mais robusto. Iremos trabalhar principalmente as particularidades do Cooperjovem”, afirmou Braga.

Outro ponto de destaque conversado durante a reunião refere-se ao estabelecimento de um escritório regional da OCB/RJ, em um espaço cedido pela Prefeitura de Maricá, para atendimento continuo e estruturado ao público sobre tudo que engloba o cooperativismo.

Este conteúdo é protegido.