Imagem de mulheres fazendo o autoexame da mama
Mulheres foram orientadas a fazer o autoexame e a coleta do preventivo contra o câncer de mama - Foto: Amanda Neto

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde realizou neste sábado (22/10), o Dia ‘D’ de Coleta do Exame Preventivo ou Papanicolau. Em alusão à Campanha Outubro Rosa, as Unidades Básicas de Saúde do município realizaram 976 exames preventivos ginecológicos, número que superou os 712 do ano passado. Além disso, aconteceram diversas atividades, tais como exame físico das mamas; palestras educativas e apresentação de vídeos com orientações sobre como realizar o autoexame das mamas e a importância do exame preventivo; café da manhã; sorteio de brindes e distribuição de lembrancinhas, entre outras.

Coordenadora do Programa Integral de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), Maria Magdalena Kelly Pinto explica que o objetivo maior do evento é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar o conceito em relação à doença. “A Campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. Vale destacar que, para as mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos”, disse.

Durante o Dia ‘D’, as mulheres na faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde e, aquelas em que, após avaliação do profissional receberam o pedido de mamografia, não precisarão se preocupar com a marcação. É o que explica Luana Duarte, superintendente de Atenção Básica. “Pensamos em facilitar o acesso para as mulheres que receberam o pedido de mamografia. A própria equipe de saúde realizará o agendamento e posteriormente devolverá o pedido com a data marcada do exame para a paciente”, informou Luana, complementando que, para as usuárias cadastradas em Unidades de Saúde da Família, os agentes comunitários de Saúde entregarão o pedido com a data marcada na residência das pacientes. Quem recebeu o pedido em unidades que não possuem agentes comunitários deverá retornar à unidade (onde recebeu o pedido), para saber a data agendada.

A população compareceu das 8h às 17h nos postos de saúde (menos na unidade de Santa Paula, que atendeu até às 13h) para cuidar e prevenir a saúde. Em São José I, enquanto os profissionais palestravam, a comunidade perguntava e esclarecia dúvidas. Clara Jane Manhães, de 49 anos, é supervisora administrativa e fez cirurgia de histerectomia (retirada do útero). Aproveitou a oportunidade para fazer o exame preventivo. “Fiz a histerectomia em 2011. Fui orientada pelo meu médico e hoje aqui pela palestrante novamente, que mesmo não tendo mais o útero preciso sim continuar fazendo o preventivo”, afirmou Clara.

Segundo uma das palestrantes do evento, a médica ginecologista e subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza, é importante a mulher que fez a histerectomia continuar fazendo o preventivo. “É preciso também avaliar a vulva e a vagina, pois apesar de serem raros, existe o câncer de vulva e o de vagina”, enfatiza a médica. Moradora de São José, a dona de casa Eliane Andrade, de 38 anos, chegou cedo ao posto para participar. “Vim para colher o exame. Quero destacar que não é em qualquer lugar que a gente vê isso. Gostei muito das orientações e de tudo que aconteceu aqui”, disse Eliane. Em Inoã não foi diferente. Corina Maria de Souza, 60 anos, prefere se prevenir. “Já fiz meu exame. Agora vou à casa da minha irmã e falar para ela vir também”, disse Corina. Quem também ficou feliz com a ação foi a dona de casa Glória Regina Silva Rodrigues, de 55 anos. “A equipe do posto teve e tem muito carinho com a gente. Isso mostra que o município valoriza a mulher e a prevenção”, disse Glória, usuária da unidade de Chácara de Inoã.

 

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here