Imagem de mulheres na caminhada da campanha Outubro Rosa
Objetivo foi conscientizar os participantes sobre a importância da prevenção - Foto: Amanda Neto

As Estratégias Saúde da Família Inoã I (Caio Figueiredo), Inoã II e Chácara de Inoã realizaram nesta quinta-feira (20/10) a ‘Caminhada das Vitoriosas’. Com a intenção de lembrar a Campanha Outubro Rosa, os profissionais das unidades organizaram uma manhã saudável. População e equipes de saúde saíram do Posto Caio Figueiredo e caminharam até a unidade Chácara de Inoã, onde receberam orientação sobre a prevenção do câncer de mama e o autocuidado; participaram de alongamento, de um café da manhã e do sorteio de brindes.

Para Lusmar de Moraes, enfermeira da equipe Orquídea de Inoã I, o maior objetivo do encontro foi conscientizar os participantes sobre a importância da prevenção. Quem também orientou os usuários foi a enfermeira Juliana Marangon, responsável pela equipe Lírio do posto Caio Figueiredo. “É muito importante despertar e incentivar a mulher na prevenção e cuidados com a saúde. Neste momento, alertar sobre a prevenção ao câncer de mama e do colo uterino”, destacou Juliana.

Quem participou aprovou a iniciativa das equipes. Foi o que fez a aposentada Maria do Amparo Machado, de 84 anos. Animada, caminhou e ainda participou dos exercícios de alongamento. “Já fiz meu preventivo este ano. Gostei de vir, pois esta foi a primeira caminhada que participei”, disse Maria do Amparo. Para a dona de casa Maria Mendes Sobrinho, de 59 anos, atividade física é para todos os dias. “Se não chove, eu estou caminhando”, disse. Ao terminar o alongamento, ela relatou já ter marcado o preventivo para o próximo sábado, Dia D da coleta do exame.

Enfermeira de Chácara de Inoã, Juciara Colares da Silva explicou que a mulher precisa sempre estar alerta com as mudanças e alterações no corpo, sobretudo nos seios. “Ela pode procurar ajuda na unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e marcar uma consulta médica”, afirmou a enfermeira.

 

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here