Inscrições abertas para curso em Educação em Direitos Humanos

Aulas iniciam em novembro e serão divididas em quatro módulos com turmas no Centro e em Inoã

Os interessados em participar do curso de formação e capacitação em Educação em Direitos Humanos, promovido pela Prefeitura, já podem se inscrever pelo site oficial no link aqui ou diretamente na Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e Participação Popular (Rua Alcebíades Alves de Matos, 229,  Boa Vista), nos horários de 9h às 12h e 13h às 17h. O curso é fruto de um convênio entre o município e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a partir de uma emenda parlamentar. O início do primeiro módulo está programado para a primeira semana de novembro.

Os módulos terão duração de dois meses com carga horária de 80 (oitenta) horas. Cada turma terá duas aulas presenciais por semana com um total de 16 aulas ao longo do curso, além das atividades extraclasses. As aulas terão a duração de 4 horas. Serão quatro módulos realizados durante oito meses. Os participantes que cumprirem pelo menos 75% da carga horária receberão um certificado. A formação possibilita uma ampliação do conhecimento em Educação em Direitos Humanos. Os eixos que serão abordados nos módulos são:

1º – Direitos Humanos – Os fundamentos e concepções de direitos humanos, cidadania e democracia, oportunizando o conhecimento e o debate sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, seus princípios e valores.

2º – A Evolução dos Direitos Humanos No Brasil – O movimento histórico de incorporação dos Direitos Humanos na legislação brasileira, sua importância na construção das lutas sociais e na constituição de novos sujeitos de direito e a participação das diferentes mídias no processo de construção dos conceitos e concepções sobre Direitos Humanos.

3º – O Preconceito, o racismo e a desigualdade no Brasil – Contribuir para  o  desenvolvimento de  uma percepção crítica da exclusão social das populações indígenas e afro descendentes no Brasil, promovendo o desenvolvimento da

consciência da necessidade de erradicação da pobreza, redução das desigualdades sociais e combate a todas as formas de preconceitos e discriminação.

4º – Equidade de gênero – promover o debate sobre a importância da construção da igualdade nas relações de gênero na sociedade brasileira, dos Direitos LGBT e do combate a todas as formas de violência e discriminação contra a mulher.

Serão seis turmas distribuídas em aulas nos períodos da manhã, tarde e noite. Todas as segundas e quartas-feiras as aulas acontecerão na Casa Digital nos horários da manhã e tarde. No período noturno, as aulas serão ministradas na Escola Municipal Vereador Aniceto Elias, em Inoã.

Já nas terças e quintas-feiras, o curso acontecerá na Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho, no Boqueirão, no horário da manhã. Já no turno da tarde, as aulas serão realizadas no Cinema Público Henfil, Centro de Maricá. À noite, o curso será no CEM Joana Benedicta, também no centro da cidade.

SEGUNDA/QUARTA TERÇA/QUINTA
MANHÃ Casa Digital EM Maurício Antunes de Carvalho/Boqueirão
TARDE Casa Digital Cinema Público Henfil/Centro de Maricá
NOITE EM Vereador Aniceto Elias/Inoã CEM Joana Benedicta/Centro Maricá

Este conteúdo é protegido.

1 COMENTÁRIO