Imagem da instalação de rede de fibra ótica no Centro
Prefeitura iniciou a instalação de 13 quilômetros de cabos da rede de fibra ótica na cidade - Foto: Fernando Silva

A partir de novembro, um novo sistema de transmissão de dados e acesso à internet estará disponível para o serviço público e parte da população de Maricá. A Prefeitura começou a instalar nesta semana uma nova rede de cabos de fibra ótica, que foi doada ao município pelo Ministério das Comunicações, através do programa Cidades Digitais. No total, são 13 quilômetros de cabos e equipamentos que serão instalados em 15 locais públicos como o Paço Municipal, escolas e postos de saúde da região do Centro e também o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).

A rede vai permitir ainda acesso a softwares de gestão pública que podem ser utilizados gratuitamente pelo governo municipal. Além disso, serão instalados também três pontos de acesso gratuito à grande rede para a população através de rede wi-fi. Os locais escolhidos são as praças Orlando de Barros Pimentel, Conselheiro Macedo Soares e o terminal rodoviário, que formam o eixo de maior circulação do Centro. A implantação não terá custo para os cofres municipais.

De acordo com o secretário adjunto de Assuntos Estratégicos, Beto Bastos, a implantação do programa Cidades Digitais vai permitir que Maricá possa ter um rede ainda maior em 2017, com a expansão a ser proporcionada pelo programa municipal Maricá Digital, já previsto no orçamento municipal do próximo ano ao custo aproximado de R$ 6 milhões. Através dele, serão cerca de 240 quilômetros de cabos que vão chegar a todos os bairros da cidade, beneficiando cerca de 80 equipamentos públicos (como escolas, postos de saúde o outros) e 40 praças para o acesso da população.

“Não é apenas a velocidade de transmissão de dados que vai melhorar, mas é um novo patamar de qualidade sendo implementado. Um exemplo disso é que um paciente poderá enviar um exame de raio-X online para o seu médico, sem a necessidade de carregar sua chapa. Assim será também com outros serviços como a matrícula escolar, que vão ganhar em agilidade”, garante o secretário, lembrando que Maricá foi uma das 30 cidades brasileiras contempladas na primeira etapa do programa federal. No estado do Rio de Janeiro, os outros municípios que receberam o Cidades Digitais foram Engenheiro Paulo de Frontin e São José do Vale do Rio Preto, ambos na Região Serrana.

Imagem dos cabos de fibra ótica
No detalhe, os cabos de fibra ótica que estão sendo instalados pela Prefeitura

Este conteúdo é protegido.