Imagem de capacitação para Saúde da Família
Capacitação para equipes da Estratégia de Saúde da Família

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, através do Programa Educação em Saúde, realizou a capacitação ‘Atualização para Estratégia em Saúde da Família’ nesta quarta-feira 31/08 e quinta-feira (01/09), das 8h às 15h, na Escola Municipal Guaratiba. O evento teve como público alvo os agentes comunitários de saúde (ACS) que fazem parte do posto de Ponta Negra e das Estratégias Saúde da Família (ESF) de Bambuí, Barra, Espraiado e Guaratiba.

Durante o evento, os ACSs receberam informações sobre o funcionamento dos programas da saúde, tais como Tabagismo, Educação em saúde, Consultório na Rua, Saúde do Homem, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS/Hepatites Virais), Tuberculose, Ostomizados, Controle da Dengue, Saúde Mental, Saúde da Mulher (PAISMCA), Núcleo de Apoio à Estratégia Saúde da Família (NASF), Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), Saúde do Idoso, Hanseníase, Saúde Bucal, Planejamento familiar e outros. Além disso, também tiraram dúvidas sobre Epidemiologia e sobre as Vigilâncias Ambiental, Sanitária, Saúde do Trabalhador, e Alimentar e Nutricional.

Coordenador da Educação em Saúde, Gilson Andrade explica que o objetivo do encontro foi o de manter os profissionais informados e atualizados em relação à rede de cuidado da Atenção Básica. “Desta forma, desejamos que eles possam se fortalecer tecendo essa rede juntos e favorecendo o acesso dos usuários com resolutividade das demandas de suas micro áreas”, disse o coordenador.

A capacitação ‘Atualização para Estratégia em Saúde da Família’ pretende alcançar todos os agentes comunitários de saúde que compõem as equipes de saúde do município ao abordar os mesmos temas. Para isso, os encontros foram divididos em áreas e dias diferentes. Os próximos estão previstos para serem realizados nos dias 14 e 15 de setembro, para os ACSs que trabalham em Inoã, Chácara de Inoã, São José e Santa Paula; dias 28 e 29 de setembro para os ACSs de Recanto, Santa Rita e de Jardim Atlântico; os ACSs das equipes Bairro da Amizade, Mumbuca, Ponta Grossa, Retiro e Ubatiba serão capacitados nos dias 5 e 6 de outubro.

Enfermeira do programa Educação em Saúde, Andréa Figueiredo reforça que fazer os ACS conhecerem a rede básica é essencial. “Desta forma eles serão multiplicadores de informações, ampliando o cuidado integral e humanizado aos usuários”, complementou a enfermeira. Quem participou aproveitou para fazer perguntas. É o caso de Zilda Rodrigues da Silva, ACS do bairro Guaratiba. “Participar foi muito bom. Poderemos ir às casas e orientar mais sobre prevenção e em como cuidar da saúde. Conhecendo os programas e serviços, a gente pode oferecer o melhor para os nossos cadastrados”, disse Zilda. Quem também aprovou a capacitação foi Magali Mara Rodrigues Gomes, ACS do Espraiado. “Renovar conhecimento é sempre bom. Aprendemos coisas novas para passar à população”, avaliou Magali.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here