imagem do encontro da educação
Encontro de orientadores pedagógicos da educação

Aconteceu esta quinta-feira (25/08), no Cinema Municipal Henfil, o III Encontro de Orientadores Pedagógicos e Educacionais da rede municipal de ensino de Maricá. A iniciativa, promovida pela Subsecretaria de Gestão da Educação Básica e pela Coordenação de Orientadores Pedagógicos e Educacionais da Secretaria Adjunta de Educação de Maricá, reuniu pedagogos da rede para palestra da professora Renata Ferman, que falou sobre o papel do pedagogo na gestão escolar, as dificuldades e possibilidades no exercício da função.

Moradora há nove anos em Maricá e há 12 como pedagoga, Renata começou falando do início de carreira e das dificuldades que encontrou. Segundo ela, os professores vivem muito isolados dentro de sala de aula e não trocam informações com os colegas. “Muitas vezes as dificuldades que um encontra, outro pode ter o caminho para superar”, afirmou. A palestrante citou ainda o educador Paulo Freire. “Todos os seres são condicionados”, afirmou. Com isso, acrescentou que a maior parte dos alunos que utilizam as escolas públicas vem de famílias carentes, desestruturadas ou que os pais tiveram alguma dificuldade no período escolar. “Precisamos pensar quem são os alunos, os pais e sua realidade”, acrescentou. A partir daí, prosseguiu, “os pedagogos devem pensar a escola para eles”. Um dos pontos abordados na palestra foi sobre a expectativa dos pais sobre a escola, e que esta precisa considerar em relação a isso.