Professores discutem PNAIC no Cinema Público Municipal Henfil

Cerca de 200 professores da rede municipal de ensino se reuniram na última sexta-feira (29/07), no Cinema Público Municipal Henfil, para a abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC), programa do governo federal lançado em 2012 e que no ano seguinte foi implantado pela Secretaria Municipal Adjunta de Educação em Maricá. O pacto tem o propósito de capacitar professores do 1º, 2º, 3º ano, através de orientadores que também são pedagogos municipais formados através da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O encontro desta sexta-feira foi para ouvir os educadores, segundo a coordenadora geral do PNAIC no estado do Rio, Elaine Constant. “Nosso principal interesse aqui é o dialogo com os professores e avançar o debate de uma educação continuada”, apontou. “A alfabetização é o marco inicial da criança. Bem alfabetizada, ela se transforma em uma pessoa que vê o mundo de forma mais critica”, ressaltou o secretário municipal adjunto de Educação, Daniel Neto, também presente à cerimônia.

As reuniões para capacitação são mensais e acontecem o ano inteiro. Nestes encontros, os professores desenvolvem técnicas para elaborar um plano de aula de forma a transformar a alfabetização em um processo eficiente de aprendizado. A coordenadora geral do PNAIC ressaltou que os pais também são fundamentais para despertar nos filhos o interesse pela leitura. Para ela, é necessário que os pais leiam para os filhos, na frente deles e demostrem interesse pelo que estão fazendo. Desta forma, as crianças vão ter na leitura um hábito natural, que faz parte do seu dia a dia.

Na rede municipal mais de 250 professores anualmente fazem esta capacitação. Para a coordenadora do PNAIC em Maricá, Natália Fraga, o encontro deste ano vai proporcionar aos educadores a possibilidade de falar sobre as dificuldades que encontram em sala de aula. “Devemos ter como desafio ouvir os professores e reavaliar, afinal educar não é fácil”, finalizou Elaine Constant. Durante o evento aconteceram também apresentações musicais com o Grupo Amigos da Cultura, do Coral “Voz da Amizade”, formado por alunos da E.M. Marcus Vinicius C. Santana, no Bairro da Amizade e do grupo de dança da E.M. Barra de Zacarias, no bairro que dá nome à escola.