Ação de Saúde em alusão ao Dia Nacional do Homem

0
245

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, através da Estratégia Saúde da Família (ESF) São José, em parceria com os Programas de Saúde do Homem, de Saúde do Idoso (PASI) e com o Núcleo de Apoio à Estratégia Saúde da Família (NASF), realizou nesta sexta-feira (15/07), evento em alusão ao Dia Nacional do Homem e ao Dia dos Avós (26/07). Segundo Vanessa Ruscy, coordenadora da ESF São José I, local do encontro, o objetivo maior foi aproveitar o momento para trazer os usuários à unidade e mostrar a importância do cuidado com a saúde.

A coordenadora do PASI, Sheyla do Rosário Saraiva, apresentou o funcionamento do programa e falou sobre cuidados importantes na saúde dos idosos. “O PASI faz atendimentos aos idosos com limitações que não tenham cobertura da ESF”, destacou a coordenadora. Durante a apresentação do programa de saúde do homem, o coordenador Leandro Bastos enfatizou a importância da prevenção. “Precisamos prevenir a saúde masculina. Medidas de prevenção podem eliminar futuros problemas. Realizar o  Exame Prostático Específico (PSA), por exemplo, serve para rastrear o câncer de próstata”, explicou Leandro. A comunidade também fez massagem de conforto com os fisioterapeutas e ganhou um café da manhã, parte da comemoração na unidade. Para o eletricista Ronaldo Marques Farias, de 52 anos, o homem precisa saber se cuidar. “Sempre venho ao posto e realizo meus exames. É muito importante participar. Vir hoje aqui comemorar o nosso dia foi muito bom”, avaliou Ronaldo. Quem também se alegrou com a iniciativa foi Dona Maria José Mendes, de 61 nos. “Sou avó e sempre venho aqui. Gosto muito deste povo. Amo essas meninas da equipe. Comemorar o dia da vovó aqui com elas foi maravilhoso”, comentou emocionada.

O programa de saúde do homem é destinado a homens de 20 a 59 anos. Possui equipe composta por médico clínico, urologista, cardiologista, enfermeiro, dentista, assistente social, nutricionista e psicólogo. Quem quiser informações ou agendar consulta pode ir de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, ao Ambulatório Péricles Siqueira Ferreira, à Rua Luiz Francisco da Silva Caetano, Lote 10, Quadra 4, Centro. Há também a opção de ir ao Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT), que fica na parte de baixo do Hospital Conde Modesto Leal, as segundas, terças e quartas, das 8h às 20h, na sala 9.

O programa de saúde do idoso (PASI) atende com um médico generalista, dez fisioterapeutas, dois enfermeiros, uma técnica de enfermagem, um fonoaudiólogo, dois psicólogos, um assistente social, um dentista e um nutricionista. Para cadastro junto ao PASI é necessário levar identidade CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. O programa funciona no prédio localizado à Avenida Roberto Silveira, 46, Centro, 2º andar, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Informações sobre o PASI podem ser obtidas pelos telefones 2634 7965 e 2637 0082 (chamar Rosana ou Sheyla).