Prefeitura capacita agentes comunitários e técnicos de enfermagem

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, através da Área Técnica de Alimentação e Nutrição de Maricá (Atan), em parceria com as pastas de Assistência Social e de Educação, realizou nesta quarta-feira (08/06), no CIEP 391 Professor Robson Mendonça Lôu, em Inoã, capacitação para agentes comunitários e técnicos de enfermagem das unidades de saúde do município. Segundo Elisa Simas, coordenadora da Atan e palestrante do encontro, o objetivo maior foi qualificar o trabalho dos agentes comunitários de saúde e técnicos. “Visamos ampliar o acompanhamento da saúde (pesar e medir) das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, ou seja, crianças até 7 anos de idade e também as mulheres de 14 a 44 anos que forem beneficiárias”, afirma.

Dentre os temas abordados pela Saúde estão os cuidados para atender corretamente à população a fim de realizar o acompanhamento de saúde; atenção para preenchimento correto da documentação apresentada pelos beneficiários; a importância de que todas as famílias beneficiárias compareçam à unidade de Saúde para pesar e medir e o de que todos os membros da família sejam acompanhados. Na ocasião, a Secretaria de Assistência Social apresentou todos os serviços da pasta, tal como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que oferece atividades para as famílias e crianças, visitas domiciliares e outros. Para a coordenadora da Subsecretaria de Transferência de Renda, Gláucia Oliveira, a parceria entre as secretarias é muito importante. “Desta forma, trabalhamos para o crescimento e desenvolvimento da cidade e fortalecemos assim, a qualidade de atendimento aos beneficiários”, declarou.

O evento contou com a presença de 120 pessoas que fizeram perguntas e tiraram dúvidas. Foi o caso de José Heitor da Silva, agente comunitário da Estratégia Saúde da Família de São José. “A palestra foi bem detalhada e informativa. Com certeza me fará um profissional melhor e, consequentemente, levarei uma condição melhor para os usuários”, disse José Heitor. Para o agente do bairro da Amizade, Márcio Paulo Spinelli, a oportunidade foi ótima. “Para mim foi muito bom. Pude tirar dúvidas e me atualizar para realizar a busca ativa”, disse.

Todas as pessoas que recebem o benefício precisam ir ao posto de saúde mais perto de casa, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, para pesar e medir. Para participar é necessário levar os cartões do Bolsa Família e de vacinação e, se a beneficiária estiver gestante, levar o cartão de pré-natal. O prazo termina no dia 30 deste mês.