Saúde aplica vacinas nas aldeias indígenas da cidade

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde realizou nesta quinta-feira (12/05), vacinação contra a gripe (Influenza) nas aldeias indígenas de Maricá – como parte da campanha do Ministério da Saúde que acontece em todo o país. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Indígena no município, Rosane Neves, foram imunizadas 19 pessoas na aldeia de Itaipuaçu e 26 na aldeia de São José, no total de 45 pessoas. Durante a ação, os profissionais orientaram sobre diversos assuntos de saúde, tais como diabetes e planejamento familiar. “Esse trabalho é muito gratificante e feito com amor e carinho. Ainda mais sabendo das necessidades e dificuldades que eles tinham com relação à saúde. Com o apoio da prefeitura essas dificuldades não existem mais”, declarou a coordenadora do programa de saúde indígena de Maricá.

Cacique da aldeia Ará Hovy (Céu azul), de Itaipuaçu, Felix Karai aprovou a prefeitura levar a vacinação até a aldeia. “É muito bom. Tenho de agradecer ao município que atende nossas crianças e todos aqui com médico, remédios e vacinas”, disse Felix. Na aldeia Mata verde bonita em São José não foi diferente. O cacique Darci Tupã Nunes elogiou a ação. “As condições do índio hoje não são as mesmas. Com as mudanças das nossas vidas, com a distância da nossa cultura é muito difícil o cuidado da saúde. Por isso é muito importante fazer exames e tomar as vacinas. Essa parceria com a prefeitura fortalece o conhecimento que a gente tem e a nossa saúde”, disse o cacique.