Tradicional lavagem das escadarias da igreja matriz acontece neste sábado

A 17ª edição da lavagem das escadarias da igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo, no Centro de Maricá, está marcada para este sábado (16/01), às 16h. Coordenado pela Fonte para Orientação Religiosa de Matriz Africana (Forma), o evento tem o apoio da Prefeitura de Maricá, através das secretarias municipais adjuntas de Assuntos Religiosos, Turismo, Cultura, Segurança Pública e Direitos Humanos. Diversos grupos de religiões afro foram convidados e a expectativa é que cerca de 200 pessoas participem.

Como sempre ocorre, a concentração será às 15h na Praça da Bandeira com a caminhada seguindo, a partir das 16h, pela Avenida Nossa Senhora do Amparo até a igreja, onde é realizada a lavagem. Neste ano haverá duas novidades: a primeira será a presença de uma barraca onde estará à venda o legítimo acarajé da Bahia, na Praça Orlando de Barros Pimentel ; a segunda é que as danças e ritos afro, que sempre ocorrem após a lavagem, desta vez serão realizadas em torno da árvore centenária que fica na praça, em vez do palco do anfiteatro.
Apontada como a terceira maior no Brasil – ficando somente atrás da famosa lavagem da Igreja do Bonfim, em Salvador (BA), que ocorre há mais de 120 anos, e da Igreja São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, realizada há 20 anos –, a lavagem das escadarias integra o calendário oficial de eventos do município após sanção da Lei nº 2512, de 20 de maio de 2014.