Saúde faz evento pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids

Em celebração ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, comemorado dia 1º de dezembro, a Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, através do Programa DST/Aids/Hepatites Virais visitou o Condomínio Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, em Inoã. A equipe, que usou um ônibus cedido pela Empresa Pública de Transportes (EPT), realizou 101 testes de HIV, 101 de Sífilis e 101 de Hepatite C (HVC), no total de 303 testes aplicados nesta quarta-feira, 02/12, à noite. A ação faz parte das atividades da Semana de Prevenção Itinerante em DST/Aids e Hepatites Virais, que começou no dia 29/11 e vai até o dia 05/12. O objetivo é oferecer o serviço à população, a fim de se buscar o diagnóstico inicial de forma precoce.

Também houve orientação, distribuição de kits de prevenção contendo camisinhas masculina e feminina e de material informativo para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. “Escolhi este horário diferenciado exatamente para proporcionar aos trabalhadores e aos estudantes, a oportunidade de realizar os testes a fim de diagnosticar precocemente o HIV, a Sífilis e a Hepatite C”, explicou Cláudia Rodrigues, Coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids/Hepatites virais.

Os moradores fizeram os testes e aprovaram a iniciativa. “Foi ótimo, vieram até a casa da gente. Estão fazendo o bem e cuidando de nossa saúde. Algumas pessoas têm medo de ir ao posto fazer o exame. Aqui todo mundo está fazendo”, disse a dona de casa Solange Vieira Machado, de 61 anos. Para o gari Adriano Pereira dos Santos, 28 anos, a prevenção é o mais importante. “Muito boa essa atividade. Assim podemos nos prevenir”, declarou. Operadora de caixa, Mariana Ferreira dos Santos, de 26 anos, comentou que algumas pessoas não se preocupam com o amanhã. “Temos de nos prevenir. Tenho um relacionamento de três anos e não deixo de usar camisinha”, destacou. Quem também gostou da presença da Saúde no condomínio foi o moto taxista Jardeilson França da Silva, 40 anos. “É muito bom, pois a gente economiza tempo. Estar perto das pessoas e ajudar a cuidar e prevenir a saúde é fundamental”, afirmou.

Para animar o evento, o artista de rua Paulo Sérgio cantou e dançou, inclusive apresentando músicas que falam sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, houve distribuição de algodão doce para a alegria da criançada.

Até esta sexta-feira (04/12) haverá a realização de testes de HIV, Sífilis e Hepatite C em dias, locais e horários específicos, conforme a programação abaixo, das 18h às 22h. Nos postos, o atendimento é das 8h às 17h, onde há a distribuição de insumos para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST), sendo que nas unidades de saúde Inoã, PSF Inoã II, Recanto, Santa Rita, Ponta Negra e Retiro haverá testes HIV, Sífilis e de Hepatite C, das 8h às 17h. Já no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, o horário para a realização dos testes é das 8h às 20h e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), na Rua Jovino Duarte, casa 2, Quadra 1, Araçatiba, o horário é das 8h às 17h. “Caso o resultado seja reagente para alguma das patologias testadas o tratamento é realizado de forma a promover melhor a adesão”, complementou a coordenadora.

A programação será encerrada no sábado (05/12) com a entrega de certificados e de Kits de prevenção aos professores do Ensino Fundamental II que participaram da Capacitação em Sexualidade com ênfase em DST/Aids e Hepatites Virais e prevenção da gestação em adolescentes, realizado no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, no Rio de janeiro. Vale lembrar que a atividade marcada para o Condomínio Carlos Marighela, em Itaipuaçu, para o dia 30/11, não foi realizada devido à chuva, mas será remarcada.

Quem quiser realizar os testes é só comparecer nos dias e horários especificados. De preferência com documento de identidade. Mesmo aqueles que não apresentarem o documento serão atendidos e terão os testes realizados. Na Rodoviária de Itaipuaçu e na Praça do Turismo estará o ônibus da EPT montado especialmente para a realização dos testes, com a presença de profissionais da saúde. “A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde vem trabalhando para se aproximar mais do cidadão e esta ação é uma demonstração disso”, declarou o secretário municipal adjunto de Saúde, Peterson Cabral.

Confira a programação

Dia 03/12 – Rodoviária de Itaipuaçu – Realização de testes de HIV, Sífilis e HVC das 18 às 22h em parceria com a EPT;

Dia 04/12 – Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo) – Realização de testes de HIV, Sífilis e HVC das 18h às 22h em parceria com a EPT;

05/12 – Gaffrée e Guinle – Entrega dos certificados e dos kits do material de prevenção para as escolas municipais do ensino fundamental II, às 9h.