Secretaria Adjunta de Agricultura, Pecuária e Pesca promove curso de avicultura caipira

0
424

A Secretaria Adjunta de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá promoveu nesta quarta-feira (02/12) um curso de capacitação em avicultura caipira para criadores locais. Durante todo o dia, cerca de 35 pessoas acompanharam a apresentação do médico veterinário José Henrique Moraes, gerente de Pequenos e Médios Animais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater-RJ). O profissional falou sobre dicas e técnicas quanto a temas como a escolha das aves a serem criadas, características do ovo caipira, manejo de ovos e pintos e prevenção de doenças, entre outros.

De acordo com o secretário Rubem Pereira, o público alvo inclui criadores e pessoas interessadas em ingressar no negócio, e que visam a produção de ovos de qualidade. Explicou também que este ainda é um mercado pequeno em Maricá e que a produção é vendida em pequenos comércios nas próprias regiões onde ficam as granjas. “Além disso, o autêntico ovo caipira ainda é um produto caro, que custa entre R$ 8 e R$ 12 a dúzia", acrescentou. "O que queremos com essa capacitação é estimular a produção e fazer com que o preço diminua e esteja mais acessível à população. Também queremos que estes ovos passem a integrar o cardápio da merenda escolar em nossa rede como um produto realmente de qualidade, livre dos aditivos que têm os ovos industrializados”, projetou o secretário. 

Rubem Pereira informou ainda que um novo curso semelhante está previsto para janeiro. Também no próximo ano, segundo o secretário, deverá ocorrer um recadastramento geral de produtores rurais no município. “Só então saberemos a quantidade de produtores que temos e qual é o volume produzido, seja de ovos e outros produtos”, avaliou.