Audiência Pública discute o Envelhecimento Saudável na terceira idade

Uma audiência pública com representantes da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio, reuniu na manhã desta sexta-feira, (27/11), na Casa de Festas Palladon, no Flamengo, autoridades municipais, federais e estaduais. A sugestão da audiência com o tema “Os Idosos e o Envelhecimento saudável” foi feita pela deputada estadual Rosangela Zeidan e durante o encontro foram apresentados os avanços desenvolvidos no município com os trabalhos realizados pela Secretaria Municipal Adjunta do Idoso.

A primeira a falar foi a deputada estadual e presidente da comissão, Tia Ju (PRB). Segundo ela, são necessárias estas discussões sobre políticas públicas em prol dos idosos. "O envelhecimento saudável é produto de várias ações que culminam com a expectativa de vida alongada, mas em condições de exercer todos os papéis que o indivíduo exercia ou gostaria de exercer dentro da sociedade. Para isso, é fundamental boa condição física e mental, como também a inclusão social que permite desempenhar tais funções", ressaltou.

Reafirmando o pensamento da deputada, um grupo de idosas da Casa do Idoso Mais Feliz, da Secretaria Municipal do Idoso, realizou uma apresentação de dança cigana. Aconteceu ainda durante o evento apresentação de tai chi chuan e dos grupos musicais do projeto, que cantaram o hino nacional e o clássico “What A Wonderful World” de Louis Armstrong.

A deputada estadual Rosangela Zeidan, que faz parte da comissão, ressaltou que o trabalho desenvolvido em Maricá é referência no estado. “Esta audiência foi realizada para divulgar o trabalho que está sendo feito aqui e para ouvir nossos idosos, ampliar as vozes deles cada vez mais”, afirmou. Zeidan lembrou que quando o prefeito Washington Quaquá assumiu o governo, existia apenas uma casa e pouco mais de 80 idosos atendidos. Hoje, o número chega próximo a 3 mil. “Temos quatro casas e mais seis núcleos que atendem todo o município”, acrescentou, anunciando ainda que os condomínios do programa Minha Casa Minha Vida nos bairros de Inoã e Itaipuaçu também irão receber o projeto “Casa do Idoso Mais Feliz”.

A secretária municipal adjunta do Idoso, Lezirée Figueiredo, comemorou a ampliação do projeto da Casa do Idoso Mais Feliz. “Em breve teremos mais duas e muito mais idosos poderão ser atendidos. Isso é maravilhoso”, ressaltou. O deputado federal Fabiano Horta parabenizou Zeidan pela audiência pública sobre o tema dos idosos e do envelhecimento saudável e se mostrou satisfeito com os avanços das políticas públicas nesta direção. “Maricá tem uma larga experiência, com muito êxito, nas casas da terceira idade, nas atividades culturais, de lazer, de trabalho, e isso é muito importante”, comentou. Ainda segundo Horta, é preciso que as esferas públicas, sejam municipais, estaduais ou federais possam construir experiências e políticas públicas para a consolidação dos idosos na sociedade brasileira. “Eles são a alma sábia, aquela pessoa que sabe ter a palavra de prudência e tem acima de tudo o conhecimento que o tempo produziu”, finalizou.

Aos 78 anos, a aposentada Romila Ducoff esbanja disposição e afirma que a Casa do Idoso Mais Feliz é sua segunda casa. Ela reiterou a ação do governo com o idoso. “Achei uma maravilha esta preocupação. Me sinto representada quando eles falam", ressaltou.