Debate no Condomínio Carlos Marighella discute economia solidária

O Condomínio Carlos Marighella, em Itaipuaçu, construído pela prefeitura no âmbito do projeto federal Minha Casa Minha Vida foi palco nesta quarta-feira, 18/11, de uma série de debates que fazem parte da programação do Pré-Festival Internacional da Utopia. Em um dos salões na área de convivência do condomínio, o secretário municipal adjunto de Economia Solidária, André Braga, reuniu moradores e membros do governo em uma palestra sobre o tema. Na pauta, geração de renda, qualificação profissional e políticas públicas. A primeira a fazer uso da palavra foi a coordenadora do Programa de DST/AIDS, Claudia Rodrigues, que falou um pouco sobre os inúmeros projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal Adjunta de Saúde. A grande preocupação, segundo ela, é com o aumento de casos de soropositivos na cidade. “Não faltam informações sobre as formas de contágio. Mesmo assim, vamos aumentar as ações no município para reduzir o número de casos”, comentou.

O secretário municipal adjunto de Trabalho, Marcelo Carvalho, aproveitou para falar da importância da qualificação para o mercado de trabalho. Marcelo afirmou que a Prefeitura está investindo R$ 4 milhões em qualificação. “O prefeito criou a Moeda Social Mumbuca, está oferecendo ônibus gratuito para a população, faz uma gestão para construir transformações com preocupação com o social”, afirmou. “Além da moradia, o governo está oferecendo capacitação aos moradores para disputar melhores colocações no mercado de trabalho”, destacou.

Marcelo fez ainda referência ao Sistema Nacional de Emprego (SINE) e à instalação do caminhão do SESI, que está oferecendo diversos cursos aos moradores do condomínio. Uma das já inscritas no curso de costureiro de vestuário é Sheila Correia, 45 anos. A estudante de direito e moradora do setor B, já deslumbra a criação de uma cooperativa. “Estamos pensando em fazer uma no final do curso para facilitar a produção e venda das mercadorias”, apontou.

A formação dessas cooperativas foi um tema muito abordado no encontro. Presente à mesa, o deputado federal Fabiano Horta lembrou que o residencial é um novo bairro criado na cidade, com pessoas de diferentes pontos reunidas em um único local, e pediu a participação dos moradores nas diversas ações que a Prefeitura está implementando nos condomínios. “Esta participação é o começo de uma relação entre governo e comunidade onde serão capacitados moradores para geração de renda e acesso ao mercado de trabalho”, ressaltou. Fabiano afirmou ainda que no próximo ano irá discutir junto aos moradores dos condomínios as emendas participativas para a cidade, como as que já foram liberadas este ano.

Durante o encontro foram apresentados cursos que estão sendo oferecidos e outros que podem entrar na lista. Muitos exigem nível médio de escolaridade e idade acima de 18 anos. O agente de saúde, Jonilson da Silva, 45 anos, acredita que essa oferta vai estimular muita gente a buscar qualificação. “Quero fazer um curso voltado para confeitaria e padaria. Acho muito interessante a iniciativa da prefeitura”, destacou. A dona de casa Maria Oliveira, 34 anos, acrescenta que a palestra ajudou a esclarecer sobre a participação dos moradores no desenvolvimento do local e como participar das qualificações. “Achei interessante por estarem oferecendo estes cursos aqui dentro. Facilita muito a vida da gente”, finalizou.

O secretário André Braga reforçou a necessidade do desenvolvimento da economia popular para a cidade. Segundo ele, 30% de toda a economia do país é resultado deste tipo de ação. Para Braga, um grande passo para reduzir as diferenças sociais é entender qual a função da economia solidária na redução da desigualdade. “Vivemos em um mercado capitalista, de exploração do homem pelo homem. Na economia solidária trabalha-se com a divisão dos produtos e do lucro”, afirmou. O próximo debate está marcado para o dia 02/12, a partir das 17h. Com a proximidade do verão, os temas serão relacionados à alimentação durante a estação, e aproveitando o período de férias escolares, serão discutidas questões sobre educação infantil e políticas especiais. Durante o encontro a Prefeitura promoverá atividades esportivas, brincadeiras e gincana.