Pré-lançamento do Festival Utopia é sucesso absoluto

1921

Centenas de pessoas, a maioria moradores, prestigiaram nesta quarta-feira (04/11), no Condomínio Carlos Marighella, em Itaipuaçu, mais uma atividade cultural da Prefeitura que integra o pré-lançamento do Festival Internacional da Utopia, que acontecerá em junho de 2016 em Maricá. Foram realizadas ações recreativas de saúde, teatro, esporte, cultura, música e batalha de MCs. A Prefeitura promoverá a iniciativa quinzenalmente, das 17h30 às 20h, com uma agenda diversificada no local. “A utopia move o mundo”, destacou Pedro Gerolimich, que coordena o Festival da Utopia com Mirka Gerolimich, responsável pela apresentação do projeto aos moradores na noite desta quarta-feira.

No salão de festas do bloco A, o público adulto participou de palestras como Planejamento Familiar e DST/Aids, da Secretaria Adjunta de Saúde, com a enfermeira Adriana Souza, e História da Moradia Popular no Brasil, com a coordenadora do MCMV de Maricá, Lene Oliveira. “Aqui é a ‘tenda dos pensadores’, gestores comprometidos com o social, pensando e orientando a população nos seus direitos e deveres, com uma nova visão política e econômica da sociedade”, garantiu o secretário executivo de Políticas Sociais, Alexandre Rodrigues. “O programa de moradia popular em Maricá, por exemplo, é uma utopia que virou  realidade, trazendo dignidade e felicidade a mais de 10 mil munícipes”, reforçou o secretário adjunto de Direitos Humanos e Participação Popular, Mauro Alemão.

A dona de casa Nilcéia Miranda Mota, 54 anos, moradora do Setor D, Bloco 11, afirmou que foi atraída pela curiosidade da proposta. “Vim para saber do que se tratava. Não sabia o que era utopia, e saio satisfeita. Agora sei que o sonho pode ser realizado”. Para a dona de casa, Maria Helena Barbosa, de 50 anos, o novo hospital vai coroar a proposta do projeto Utopia, na área de Saúde. “Será mais uma grande conquista para a população”, garantiu.

Ana Maria Santini, 38 anos, disse que assistirá a palestra no dia 18/11, do secretário adjunto de Trabalho e Emprego, Marcelo Carvalho. “Foi bom ter vindo. Estou desempregada e quem sabe, me qualifico e cadastro para um emprego”, afirmou. Já Adriana Paixão, 44 anos, mora com a filha Marcele, 20 anos, no Setor A. “Pagava R$ 350,00 e hoje, pago R$ 25,00. Uma diferença que deu mais qualidade à vida da minha família”, concluiu.

Um calendário foi distribuído com eventos programados para novembro (18/11), e dezembro (02 e 16/12). Os músicos Ronaldo Valentim e Dalva Alves encerraram o evento, brindando o público com sucessos da MPB.