Saúde celebra dias Mundial da Alimentação e Internacional do Idoso

Verificação de pressão arterial e de glicemia capilar, avaliação antropométrica (pesar e medir) e orientação nutricional. Estes foram alguns dos serviços que a Secretaria Municipal Adjunta de Saúde ofereceu nesta quarta-feira (14/10), em um evento comemorativo na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. Os serviços estavam disponíveis para a população em geral, em especial para os idosos, por se tratar de homenagem ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. O evento também foi uma homenagem ao Dia Internacional da Alimentação Saudável (16/10). Os atendimentos começaram às 9h e foram encerrados às 13h.

Para o bancário Alédio da Silva, 51 anos, foi uma ótima oportunidade para dar uma atenção à saúde. “Minha mulher viu a programação no site da Prefeitura e me falou. Estava aqui e resolvi aproveitar os serviços”, comentou ele, que passou por uma sessão de fisioterapia para melhorar de dores no pescoço. O fisioterapeuta do Programa de Atendimento ao Idoso (Pasi), Leonardo Teixeira, afirmou que a maior procura se deu para problemas especificos. “Muitos dos atendimentos que fizemos estão relacionados a dores na coluna e decorrentes do estresse diário”, afirmou. Três fisioterapeutas estavam a disposição dos que passavam pela praça, orientando e encaminhando as pessoas.

Para a coordenadora do Programa do Idoso, Sheyla do Rosário Saraiva, o trabalho que está sendo feito é essencial para garantir o acesso ainda mais fácil a informações importantes para manter a saúde em dia. “Estamos disponibilizando aqui vários serviços importantes em diversas áreas da saúde. As pessoas podem fazer desde testes de DST/ Aids, passando pela verificação de pressão e glicose, além dos informativos”, informou.

Cuidadora de idosos, Danielie da Silva, 33 anos, estava na fila de uma casa lotérica nas proximidades e saiu para buscar atendimento. “Acho importante esta iniciativa, muito boa mesmo. Tenho pressão alta e tomo medicamentos, quando vi que os serviços estavam sendo realizados aqui não perdi tempo”, comentou. Moradora em São José do Imbassaí, ela faz aferição de pressão diariamente em casa, mas não perde a oportunidade de aferir a pressão arterial.