Dia Internacional do Idoso é comemorado na Praça Conselheiro Macedo Soares

A Secretaria Municipal Adjunta do Idoso comemorou o Dia Mundial do Idoso nesta sexta-feira (02/10), com um evento na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. O evento começou às 9h, com uma representação teatral: uma das idosas atendida pela Casa do Idoso Mais Feliz, encenou com uma mala a dificuldade para atravessar a rua. Linene Marmo, 78 anos, a dona Lili, não ficou muito tempo esperando ajuda. Duas pessoas vieram ao seu socorro. Ao terminar a travessia, a atitude foi comemorada por outros frequentadores da Casa que estavam no local e acompanhavam discretamente o desenvolvimento da cena.

A atividade contou com o apoio das secretarias municipais adjuntas de Turismo e Lazer e de Saúde. Quem passou pela praça pode medir a pressão arterial, assistir à apresentação do coral "Wonderful Musical Group”, também da Casa do Idoso mais Feliz, que canta em Inglês, viu demonstrações de Thai Chi Chuan, dança de salão e dança cigana, todas feitas por frequentadores da Casa do Idoso Mais Feliz. A ação teve como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. A secretária municipal adjunta do Idoso, Lezireé Figueiredo, agradeceu a todos pelo carinho e cuidado com os idosos. “Nosso trabalho é gratificante por ver que eles adoram participar das nossas atividades. O carinho que temos por eles e eles por nós tem contagiado muita gente. Eles são mais que merecedores de respeito e de muito carinho”, afirmou.

Aos 77 anos e vestida com uma camiseta da banda de heavy-metal Slipknot, Maria Eunice de Azevedo, moradora em Itaipuaçu, era só alegria durante as apresentações. Frequentadora da Casa do idoso Mais Feliz de São José de Imbassaí, contou que participa de todas as atividades possíveis. “Faço tudo, dança de salão, alongamento e hidroginástica. Fico muito contente em fazer parte desta grande família”, relatou. Em uma das tendas montadas durante a feira de artesanato que acontece de quarta a sexta-feira no local, Sueli Ferreira, 60 anos, dividiu seu tempo entre os artigos infantis que vende e curtir as atividades. “Acho maravilhoso este trabalho. Dancei muito hoje. Só lamento não poder participar da Casa do Idoso Mais Feliz por falta de tempo”, afirmou.

Instituído desde 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Idoso é comemorado sempre no dia 1º de outubro. Segundo o Censo do IBGE em 2010, a cidade contava com cerca de 15 mil pessoas com mais de 60 anos. A preocupação com esta faixa etária é uma das estratégias da Prefeitura, que oferece diversas atividades nas Casas do idoso Mais Feliz e em seus núcleos distribuídos em vários bairros do município. O projeto é referência no Estado do Rio de Janeiro, oferecendo gratuitamente dezenas de atividades esportivas (natação, hidroginástica, Tai Chi Chuan e alongamento), culturais (artesanato, teatro, música, canto, dança criativa, dança de salão, dança cigana, dança sênior) e sociais (cursos, palestras, passeios, apresentações e confraternizações). Ao todo, cinco mil idosos estão cadastrados no programa. No município, há quatro unidades: Centro, Santa Paula, Itaipuaçu e São José do Imbassaí, além de núcleos nos bairros Bambuí, Marquês, Itapeba e Inoã (Fernando Mendes e Bananal) e no Centro de Arte e Esportes Unificado (CEU).