Assuntos Estratégicos apresenta projeto arquitetônico dos CCCPs

A Secretaria Municipal Adjunta de Assuntos Estratégicos apresentou nesta quinta-feira (03/09), na Casa Digital, o projeto arquitetônico dos Centros de Cidadania e Cultura Popular (CCCP). A apresentação foi feita pelo secretário da pasta, Beto Bastos, ao secretário executivo da Chefia de Gabinete, Carlos Manoel Costa Lima e o restante do secretariado municipal, de representantes da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), e de outros órgãos municipais. Os CCCPs serão núcleos de desenvolvimento de políticas públicas e atividades comunitárias, com propostas de capacitação e geração de renda. Têm como objetivo o aumento da qualidade de vida dos cidadãos, o fortalecimento de vínculos, e a formação da consciência cidadã, com direitos e deveres; a mobilização e auto-organização da comunidade em relação ao poder público; políticas públicas e intersetoriais; criação de oportunidades de emprego e atividades e a formação e capacitação de jovens. O projeto aguarda recursos federais e municipais para sua implantação.

Os dois primeiros núcleos serão instalados nos dois condomínios erguidos pela Prefeitura dentro do programa Minha Casa, Minha Vida em Itaipuaçu e Inoã. O projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Obras, divide-se em três partes, que serão instaladas no chamado “território de cidadania”, definido no formato das letras principais do núcleo (C e P): Área de lazer (anfiteatro a céu aberto, pista de skate, pista de corrida, quadra poliesportiva), Espaço da Cidadania (em forma de C)

Também ficarão no pavilhão em forma de C, a Administração do condomínio, a Comissão de Defesa do Bairro (CDB), e o Posto da Guarda Municipal Cidadã (não armada, integrada à comunidade e capacitada para solução de conflitos); a Sala da Cultura; um salão de festas e oficinas  e um espaço para a Economia Solidária, com divisões para as atividades: Centro Público de Economia Solidária, Centro de Formação Social e Comunitária, e Incubadora de Negócios. A área em forma de P, inclui o Posto de Saúde da Família (PSF) e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Em termos tecnológicos, o complexo será equipado com o que há de mais moderno. “Os CCCPs terão internet a cabo nos pavilhões. Será um salto de qualidade”, afirmou Beto Bastos, que recebeu sugestões de outros secretários para o aperfeiçoamento da iniciativa. Entre elas, a oferta de atividades para idosos, o controle da frequência escolas de alunos usuários dos espaços públicos e a instalação de um restaurante popular. “Em relação ao restaurante, o projeto não contempla o item gastronomia, já que haverá capacitação para profissões e geração de renda, com diversas atividades econômicas como lanchonetes, carrocinhas de cachorro-quente e outras; no tocante aos outros itens, sugiro que procurem os arquitetos e estudaremos soluções”, completou Beto Bastos.