Dia da Nutrição estimula hábitos alimentares saudáveis

Comida indígena, venda de produtos orgânicos, distribuição de mudas de pimenta, além de aferição de pressão arterial e teste de glicose. Estes foram alguns dos produtos e serviços oferecidos na Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro de Maricá, durante o evento “Comida de Verdade no campo e na cidade”. A ação, realizada pela Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, por meio da Área Técnica de Alimentação e Nutrição de Maricá (Atan) e apoio do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN4), reuniu centenas de pessoas.

A técnica em enfermagem, Erli de Araújo, moradora de Itaipuaçu, aprovou a iniciativa. “Uma alimentação saudável com produtos sem agrotóxicos é cuidar da saúde”, declarou a enfermeira, que aproveitou o evento para comprar tomates, rúcula e manjericão com o agricultor Liberino dos Santos, conhecido como “Nitinho”. Morador de Maricá há mais de 20 anos, Nitinho aos 63 anos, vê com entusiasmo o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Maricá. “O que está sendo desenvolvido aqui está ótimo. Oferecer produtos sem agrotóxicos, e orientação alimentar para a população é um cuidado grande com a saúde”, destacou o agricultor.

A proposta é incentivar o consumo de alimentos in natura e dessa forma, resgatar hábitos alimentares mais saudáveis e reduzir o consumo de alimentos ultra processados, de acordo com as normas do Novo Guia Alimentar do Ministério da Saúde. Segundo a consultora técnica de alimentação e nutrição do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região, Lúcia Santos, a alimentação saudável deve ser resgatada. “Devemos voltar a sentir o gosto real dos produtos, e isso encontramos em alimentos sem agrotóxicos e sem aditivos”, comentou.

Além dos produtos orgânicos, a Prefeitura também ofereceu serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicose. Sandro do Amaral, 42 anos, aproveitou a oportunidade para fazer os exames. “Muito bom o evento de hoje. Quem não se alimenta de forma saudável hoje, vai pagar o preço amanhã”, ressaltou. E ele tem razão. Segundo Elisa Simas, coordenadora da Atan de Maricá, a atividade serve de alerta para os que se alimentam de forma indevida. "Oferecemos diversos serviços em um trabalho conjunto com várias secretarias para que as pessoas tomem conhecimento da importância de uma boa alimentação”, frisou a coordenadora. E por falar em comida saudável, os índios Tupi-Guarani da Aldeia Mata Verde Bonita, ofereceram para degustação comidas típicas, como o Nbojape, bolinho assado de trigo. O evento também serviu de comemoração pelo Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto.

O secretário municipal adjunto de Agricultura, Pecuária e Pesca, Rubem Pereira, destacou que este tipo de ação é importante para estimular a agricultura familiar. “Quem possui espaços cultiváveis em casa deve aproveitá-lo. Fazer uma horta, colher alimentos sem agrotóxico e cuidar da saúde. Distribuímos materiais informativos para que todos tenham consciência do que é uma alimentação saudável”, afirmou.