Guarda Municipal de Maricá inicia o 2º Curso de Operações Táticas Especiais

Com duração de duas semanas, o curso contará com aulas teóricas e práticas divididas em 19 matérias

Com o objetivo de tornar-se uma força atuante na segurança pública em Maricá, a Guarda Municipal participa do 2º Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), na E.M. Antônio Lopes da Fontoura, em Itapeba. Com duração de duas semanas, o curso conta com aulas teóricas e práticas, nas quais os alunos são preparados para lidar com situações adversas e vivenciam situações do cotidiano urbano, como defesa pessoal usada para conter distúrbios civis e a forma correta da abordagem a um veículo suspeito ou que cometeu infração.

O curso é dividido em 19 matérias e conta com 14 instrutores qualificados para lecionar, como integrantes dos fuzileiros navais, guardas ambientais, instrutores de artes marciais e o próprio Batalhão de Choque da Polícia Militar. Participam do curso guardas municipais de Maricá, São Gonçalo, Niterói e Itaboraí.

O subsecretário adjunto de Segurança de Maricá, Alberto Santos, salientou a importância do aprimoramento da Guarda Municipal de Maricá para lidar com os problemas do cotidiano. “A filosofia de trabalho adotada no curso segue os mesmos padrões para implantação de um grupamento tático forte e atuante nos municípios. Preparar nossos guardas é fundamental para termos uma cidade mais segura. Conforme cresce o número de habitantes, cresce também o número de ocorrências de todos os tipos na cidade. Estaremos preparados”, disse.

Participando pela segunda vez do COTE, o guarda municipal de Niterói Paulo Almeida citou a relevância das aulas para sua formação profissional e dos demais alunos. “Aqui temos instrutores qualificados que sabem o que estão ensinando. Como profissional, tudo que estou aprendendo será usado para reforçar a segurança do município”, disse.

Grade do curso

– Treinamento Físico;