“Ciência Itinerante” participa de atividade escolar sobre o uso correto da água

O projeto “Ciência Itinerante” é fruto da parceria entre as secretarias municipais adjuntas de Meio Ambiente e Educação

O projeto “Ciência Itinerante”, fruto da parceria entre as secretarias municipais adjuntas de Meio Ambiente e Educação, participou da feira de conscientização sobre o uso da água no C.E. Elisiário Matta com alunos do Ensino Médio. O evento contou com atividades e jogos de quebra-cabeça, perguntas e respostas, jogo da memória e exibição de trabalhos realizados pelos alunos sobre o tema.

No espaço do “Ciência Itinerante’’ foram exibidos diversos tipos de minerais, permitindo que os alunos tivessem contato direto com cristais e plantas aquáticas do Rio Mumbuca, nas quais observaram também grande quantidade de microorganismos, que são indicadores biológicos da qualidade da água. Atividades de pintura com utilização de recursos naturais (solo, urucum e carvão) também foram sucesso na feira.

A coordenadora do projeto, Ana Paula Tinoco, destacou a importância da participação nas atividades escolares. “Nossa finalidade é enriquecer a experiência e trazer a ciência para o aluno. Aqui, os alunos trocam os cadernos e canetas pelo contato direto com materiais com quais normalmente não têm acesso”, disse.

O aluno Renato Costa, do 3º ano, elogiou a iniciativa e destacou que o projeto o fez mudar de ideia quanto à escolha da sua profissão. “É um projeto interessante, gostei de ter contato com as pedras e cristais. Gostei tanto que agora quero seguir na área de Geologia”, contou.

O “Ciência Itinerante’’ circula pelas escolas da rede pública de ensino em Maricá. Apesar disso, a unidade da rede particular que queira receber o projeto deve entrar em contato com a Secretaria Adjunta de Meio Ambiente de Maricá através do telefone 2637-3835.