Mais de dois mil alunos da rede municipal participaram da primeira fase da OBMEP 2015

Mais de dois mil alunos municipais participaram da primeira fase da OBMEP 2015

Um total de 2.399 alunos de 13 escolas municipais do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Médio de Maricá participaram nesta terça-feira (02/06) da primeira fase da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Com o objetivo de estimular o interesse pela disciplina e descobrir novos talentos na área, a olimpíada é organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Envolvendo conhecimentos matemáticos na resolução de situações-problema e questões de raciocínio lógico, as provas têm 20 questões objetivas de múltipla escolha e são aplicadas nas próprias escolas. Para o Ensino Fundamental, as provas são divididas em duas categorias: nível 1 para 6º e 7º anos e nível 2 para os 8º e 9º anos.

Em Maricá, participaram da Obmep as escolas municipais: E. M. Antônio Lopes da Fontoura, com 190 alunos; E.M. Amanda Peña de Azevedo Soares, com 125; E.M. Alfredo Nicolau da Silva Junior, 98; CAIC Municipal Elomir Silva, 299; E.M. Carlos Magno Legentil de Mattos, com 141 alunos; E.M. Professor Darcy Ribeiro, 312; C.E.M. Joana Benedicta Rangel, com 198 participantes; E.M. João Monteiro, com 228; E.M. Vereador João da Silva Bezerra, com 160; E.M. Lúcio Thomé Guerra Feteira, com 257; E.M. Marquês de Maricá, com 176; E.M. Marcus Vinicius Caetano Santana, com 39; e E.M. Vereador Osdevaldo Marins da Matta, com 176 alunos. Vale ressaltar que dos alunos do C.E.M. Joana Benedicta Rangel 30 são do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

No dia 12 de agosto, serão divulgados os resultados dos alunos classificados para a segunda fase da Obmep: 5% dos que tiverem melhor pontuação. A segunda fase será realizada no dia 12/09 na qual as provas são feitas em centros regionais e compostas por seis questões dissertativas, onde devem ser expostos os cálculos e raciocínio utilizados.

O secretário municipal adjunto de Educação, William Campos, destacou a importância a olímpiada como forma de estimular o aprendizado. “Os alunos que passarem para a segunda fase irão receber um certificado do prefeito em cerimônia com os pais e professores. E, os que forem para a terceira fase, irão ganhar uma ida ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)”, declarou.

Para o coordenador do ensino fundamental II no município, Kauffman Ribeiro, a competição é um grande momento oferecido aos alunos que gostam e se dedicam ao estudo das ciências exatas. “É uma excelente oportunidade para testar os conhecimentos matemáticos e sua aplicabilidade em diferentes oportunidades que a vida oferece”. Para o coordenador, a olimpíada estimula o interesse pelos estudos. “É muito importante incentivarmos nossas escolas e alunos a participarem de iniciativas como esta que proporcionam melhorias à aprendizagem. Nossa expectativa é a melhor possível. Espero que tenhamos alunos medalhistas”, completou.

A divulgação dos resultados da Obmep acontecerá no dia 27 de novembro. Serão premiados 6.500 alunos, dos quais 500 com medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de cerca de 46.200 com menções honrosas. Também integram as premiações professores, escolas e secretarias municipais de Educação que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.