Primeiro aniversário do CEU é celebrado com atividades recreativas e culturais

Estudantes da rede municipal de ensino aproveitaram o dia de festa para se divertirem com jogos de futebol na quadra do centro

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) comemorou com brilho seu primeiro aniversário, celebrado no sábado (16/05). Foram apresentadas atividades de capoeira, karatê e kung-fu, exposição de trabalhos e apresentação da banda da E.M. Darcy Ribeiro, que integra o programa Mais Educação.

Alunos da rede municipal de ensino, a maioria inscrita nos cursos e oficinas do CEU, e seus pais prestigiaram o evento. A coordenadora municipal do programa Mais Educação e superintendente do programa Educação em Tempo Integral, Angélica Cassia, participou das atividades realizadas no período matutino. “O CEU é uma das instituições parceiras do Mais Educação e no centro realizamos atividades diversas com a escola do bairro, a E.M. Joaquim Eugênio, complementando a carga horária do programa e o segundo tempo dos alunos”, disse.

A parte da tarde ficou reservada às atividades de hip-hop (dança, rap e skate), na quadra poliesportiva e na praça de recreação, coordenadas pelo instrutor Arthur Cantuária. De acordo com a gestora do CEU, Sandra Bittencourt, cerca de 300 pessoas participaram das atividades pelo aniversário do centro. “Pretendemos festejar por muitos aniversários o sucesso desta casa, que tem parceiros, como as secretarias de Educação e de Cultura, além de artistas e da comunidade”, concluiu.

Infraestrutura

O CEU Maricá dispõe de teatro, salas para cursos e oficinas (teatro, pintura em tecido), sala de reuniões, biblioteca, copa, banheiros, e quadra poliesportiva, com atividades de futsal, karatê, capoeira, alongamento e ginástica para adultos.

Construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a unidade Maricá foi inaugurada em maio de 2014, pela então ministra da Cultura, Martha Suplicy. O equipamento público, que recebeu o nome de Marco Antonio Siqueira, em homenagem ao irmão (falecido) do prefeito de Maricá, Washington Quaquá, funciona em regime de gestão partilhada das secretarias municipais de Educação e Cultura.