Saúde realiza atividades para mulheres no Recanto

Série de atividades nas unidades de saúde de Maricá incluiu orientações sobre assuntos diversos em homenagem às mães

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde realizou uma série de atividades nas unidades de saúde de Maricá, tais como cafés da manhã, lanches da tarde, palestras, distribuição de brindes e orientações sobre assuntos diversos, em homenagem às mães maricaenses. Nesta terça-feira (12/05), ocorreu na Unidade de Saúde do Recanto uma palestra sobre a importância da amamentação e exercícios de Reeducação Postural Global (RPG) com a fisioterapeuta Maria de Fatima, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

“É importante fazer a amamentação exclusiva até o sexto mês para o ganho de peso e desenvolvimento da criança. Até o sexto mês, a criança não precisa de água, suco e nem de outros alimentos. Temos focado nisso”, destacou a coordenadora do posto, a enfermeira Maria Inês de Oliveira Porto. A ação contou ainda com a apresentação de dança cigana da Casa do Idoso do Recanto.

As mães que participaram do evento aprovaram a iniciativa. A dona de casa Adriana Nobre, de 40 anos, mãe de dois filhos, é cadastrada da unidade de saúde do Recanto. “Estou emocionada com o carinho com que o posto tem com a gente. Fiquei surpresa”, disse.  Enquanto fazia os exercícios de fisioterapia, a dona de casa Maria José Farias, de 71 nos, que é mãe de um casal de filhos e também é avó, disse aproveitar essas atividades. “Estou amando tudo. As profissionais daqui são maravilhosas”, elogiou.

A subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza, comentou sobre o trabalho realizado na rede de saúde. “Na semana posterior ao Dia das Mães estamos fazendo atividades de conscientização da saúde da mulher, principalmente na gravidez, parto e amamentação. Estamos tirando as dúvidas das mulheres e reestruturando a atenção com pré-natal descentralizado, sendo introduzido em todas as 23 Unidades de Saúde de Maricá”, afirmou Claudia.

A secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz, destacou a relevância de atividades voltadas para as mulheres. “As unidades de saúde de Maricá se organizaram para prestigiar as mães usuárias e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) no mês de maio, quando se comemora o Dia das Mães. Foram cafés da manhã, lanches da tarde e encontros pontuais nos quais aproveitamos a oportunidade para realizar ações de promoção de saúde”, declarou a secretária.

As atividades em homenagens às mães foram realizadas nas unidades de saúde do bairro da Amizade, Jardim Atlântico 1 e 2, São José, Recanto e Barroco.