Bloco do CAPS abre festejos do Carnaval de Maricá

0
505
Bloco do CAPS foi o primeiro a desfilar nas ruas de Maricá

O bloco “Uma dose de amor”, do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), da Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, abriu o Carnaval em Maricá, nesta quinta-feira (12/02). Ao som dos cantores Roberta Tílio e Ricardo Agura, do projeto “Sob o Céu, Sob o Céu de Maricá”, da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo e Lazer, usuários do CAPS, familiares, amigos, funcionários da Prefeitura e autoridades do município seguiram o trio elétrico que saiu da unidade rumo à Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro da cidade.

De acordo com o carnavalesco Marcelo de Oliveira, todos os momentos tiveram a ajuda dos pacientes, que ajudaram principalmente na confecção das fantasias. “A composição da marchinha é de Roberta Tílio, Ricardo Agura e também teve a ajuda dos usuários do CAPS. As fantasias foram confeccionadas pelos técnicos e com a ajuda dos pacientes. Eles participaram de tudo”, contou orgulhoso.

Para a coordenadora do Programa de Saúde Mental de Maricá, Edna Silva, o bloco vai além da diversão e confraternização. Ele é também um espaço para dar um recado à sociedade. “Paciente psiquiátrico é ser humano e cidadão. Precisa não somente de remédio, mas também de doses de amor, respeito, alegria e carinho. Daí o tema do bloco e da marchinha deste ano”, destacou.

Segundo a secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz, o bloco é mais uma demonstração de inclusão social. “Optamos por fazer a abertura do Carnaval de Maricá e ficamos muito felizes com a autorização do prefeito para isso. A sociedade culturalmente comemora, faz bloco, desfila, vai para a Sapucaí e porque não nossos usuários da saúde mental estarem inclusos nessa dinâmica? Com muita alegria, começamos o Carnaval e somos o primeiro bloco a sair”, comemorou a secretária.

O CAPS (Rua Clímaco Pereira, nº 241- Centro de Maricá) oferece atendimento interdisciplinar e diferentes oficinas. A equipe é composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e outros especialistas.