Informatização dos postos de saúde agiliza atendimentos

Agente de saúde Juliana Figueiredo lança no sistema os prontuários de pacientes do PSF de Ponta Grossa

Sistema armazena prontuários e médicos têm acesso ao histórico do paciente em qualquer uma das 16 unidades interligadas

Um projeto de modernização implantado pela Prefeitura de Maricá desde 2012 está transformando a gestão dos postos de saúde, garantindo agilidade no atendimento e controle de equipamentos e medicamentos. Através do software livre e-Cidade, 70% das unidades (16 de um total de 23) são interligadas pelo sistema que armazena os prontuários médicos e cada paciente é identificado com um número no Cadastro Geral de Saúde (CGS) da Prefeitura. Com isso, os médicos têm acesso ao histórico de atendimento do paciente, em tempo real, em qualquer um dos postos interligados pelo sistema. Ao todo, 132.798 pacientes estão inscritos no CGS. Este projeto integra o Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), financiado pelo BNDES.

A moradora de Ponta Grossa, Maria da Glória Alves da Silva, de 67 anos, é diabética e faz acompanhamento no Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro, mas, quando precisou de atendimento no posto central de Maricá, todo seu histórico e os medicamentos que faz uso estavam disponíveis no sistema. “Foi bom porque isso facilitou”, afirmou Maria. A integração das unidades também foi aprovada pelo morador do Marquês, Eliezer Rosa Sobreira, de 22 anos. “Não preciso repetir para o médico todo o procedimento anterior. Ele abre o sistema e verifica o prontuário”, acrescentou.

Além do prontuário interligado os pacientes também marcam consultas e exames sem sair casa. No Ambulatório Central Péricles Siqueira Ferreira, são disponibilizadas 14 especialidades médicas – cardiologista, ortopedista, nutricionista, dermatologista, geriatra, otorrino, endocrinologista, angiologista, mastologista, urologista, clínico geral, proctologista, gastro e alergista – de segunda a sexta-feira e os agendamentos são feitos pelo telefone 2637-3617. Já os exames (videolaringoscopia, endoscopia, audiometria e vectroeletro) e cirurgias (dermatológica, plástica e pediátrica) são agendados no Ambulatório e realizados no Centro de Diagnóstico, localizado ao lado do Hospital Municipal Conde Modesto Leal.

A modernização das unidades básicas de saúde também é elogiada pelos profissionais da rede, como destaca a coordenadora de enfermagem do PSF de Ponta Grossa, Ana Cássia Gonzalez. “O e-Cidade garantiu rapidez ao meu trabalho, já que todos os procedimentos são virtuais. Realizamos, em média, 1.800 atendimentos por mês e quando era no papel perdíamos muito tempo para digitar todos os prontuários no computador”, contou a enfermeira, acrescentando que 3.800 moradores fazem o acompanhamento no PSF de Ponta Grossa.

Eficiência

Segundo o coordenador do e-Cidade em Maricá, Guilherme Porto, todos os procedimentos médicos são lançados pelas equipes dos postos de saúde no setor de faturamento da secretaria pelo e-Cidade. Antes da implantação deste sistema, o médico ou administrador de cada unidade de saúde precisava fazer um relatório mensal com todas as ações realizadas e se deslocar até a sede da secretaria, no Centro, para entregar o documento. “Agora, ao fechar a fatura mensal, os dados são enviados com mais agilidade para o Ministério da Saúde. A prefeitura ganha celeridade no encaminhamento das informações e informa ao SUS todos os procedimentos feitos mensalmente”, ressalta Porto.

Outra facilidade é que todo material administrativo pode ser solicitado pelo sistema, interligado com o almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde. “O coordenador têm acesso ao estoque de material, como receituário médico, caixa box e papel, de todos os postos cadastrados. Assim ele repassa os produtos de acordo com a necessidade de cada local”, explica o coordenador do e-Cidade.

Patrimônio informatizado

Por meio do software, a Secretaria de Saúde também cadastrou todos os bens adquiridos pelo Patrimônio Municipal desde 2007. “Os equipamentos (computadores, impressoras, cadeiras de dentista, mobília, entre outros) foram incluídos no sistema com as datas em que foram levados para as unidades, nome e valor dos objetos”, disse o superintendente de Patrimônio e também coordenador do e-Cidade, Carlos José da Costa.

Outro benefício desta modernização é o controle dos medicamentos na Farmácia Judicial, que funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro. Desde janeiro deste ano, os remédios somente são liberados com a inclusão no sistema dos nomes do médico e do paciente e o tempo de duração do medicamento. “O nome do profissional fica registrado, assim como a data e hora em que produto foi liberado. Antes não havia esse controle no estoque”, frisa Guilherme Porto, adiantando mais uma novidade para os moradores. “Em breve publicaremos na página da secretaria dentro do portal da Prefeitura os endereços, especialidades e telefones dos postos de saúde”, completou.