Saúde de Maricá inicia programa com foco nos moradores de rua

Equipe da Saúde é orientada no atendimento à população em situação de rua

“Consultório na Rua” tem a proposta de oferecer atenção multidisciplinar e resgate à sociedade

A Secretaria de Saúde de Maricá iniciou na manhã desta sexta-feira (18/07) as atividades do “Consultório na Rua”, do Ministério da Saúde. Os objetivos do programa, que percorre diferentes pontos das cidades em unidades móveis de atendimento, são garantir cuidados médicos essenciais, assistência psicológica, orientação (para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo) e a oferta de atividades de integração social e resgate da cidadania às pessoas que vivem em situação de rua. Além do Centro da cidade, o atendimento de hoje será focado na população de Inoã e Itaipuaçu.

Para o funcionamento do programa, será utilizado carro devidamente identificado com a logomarca da equipe, que deslocará profissionais também uniformizados para o atendimento. Por meio de abordagem ao cidadão, com o devido respeito e autorização do mesmo, serão feitos cadastros e coleta de dados, a fim de que seja desenhado o perfil individual e oferecida a ajuda que a pessoa necessita.  Dentre as ações que poderão ser realizadas, orientação ao atendimento médico e odontológico, palestras educativas, reuniões de grupo voltadas a um assunto específico como álcool, droga, planejamento familiar, companhas de vacinação, cadastro no programa Bolsa Família, solicitação de  ambulâncias (SAMU) para pacientes com patologias graves ou descompensação de níveis de pressão e glicose. “O trabalho dos profissionais será um link até a solução das necessidades desses cidadãos em situação de rua em relação a diversos aspectos, como emocional, físico, social, e mental. A Secretaria de Saúde fez a adesão do programa e será para nós, profissionais de saúde, um grande prazer resgatar e ajudar essas pessoas, oferecendo a elas uma atenção especial dentro da realidade de cada uma”, declarou a subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza, que acrescentou que o programa abrirá oportunidade para contratação de um ex-morador em situação de rua, reinserido à sociedade para exercer junto à equipe o papel de agente social.

Eduardo de Araújo é enfermeiro e coordenador do Consultório na Rua em Maricá. Ele explica que o trabalho tem dois focos. “Há a população de rua que já vive na rua e existe também a população em condição de rua, ou seja, quem teve um problema familiar, por exemplo, e está momentaneamente na rua. Nós levaremos oportunidades para essas pessoas. Iremos identificar quem pode ter doenças crônicas e não sabe. Dentre o trabalho em rede, existe a parceria com o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)”. Para a Secretária de Saúde, Fernanda Spitz, o trabalho vai além da assistência em saúde. “O projeto visa o acompanhamento da população de rua, que são pessoas muito desfavorecidas. Na minha avaliação são as que mais precisam de ajuda e as que menos conseguem pedir ajuda. Ter essa oportunidade do profissional cuidar das condições de saúde e também das condições de vida, reintegrando a pessoa à sociedade, é fantástico”, destaca a secretária.

A equipe irá se deslocará e percorrer a cidade durante o dia e a noite, além de madrugada, de acordo com o mapeamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, e também atendendo às informações fornecidas por qualquer cidadão à ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 2637-8332 ou diretamente na Subsecretaria de Atenção Básica do município, que fica na Avenida Roberto Silveira, 46, 2º andar, no Centro de Maricá.