Acordo de cooperação Brasil-China beneficia diretamente Maricá

Presidente Dilma Rousseff e o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, asssinaram o acordo na manhã dessa quinta-feira (17/07)

O acordo bilateral de cooperação econômica  assinado pela presidente Dilma Rousseff e pelo presidente da República Popular da China, Xi Jinping, na manhã desta quinta-feira (17/07), em Brasília, amplia o volume de negócios entre os dois integrantes do BRIC (bloco que reúne Brasil, Rússia, Índica, China e África do Sul) e vai beneficiar diretamente Maricá entre outros municípios do país. A parceria, firmada quando são completados 40 anos de relações comerciais, abrange diversas áreas, mas sua relevância está no aporte de investimentos que o governo chinês fará no Brasil, algo em torno de R$ 240 bilhões.

Os recursos deverão ser aplicados principalmente em projetos de infraestrutura, energia, logística, educação e transportes. "Apresentei ao presidente Xi Jinping as oportunidades que se abrem em licitações nos setores ferroviário, portuário, aeroviário e rodoviário", afirmou a presidente. "Aqui as empresas chinesas encontrarão segurança jurídica e marco regulatório estávelCom este programa o desenvolvimento do país entrará numa nova fase", completou.

Dentre  os 54 acordos que integram o protocolo bilateral, Maricá está contemplado com um alentado programa de investimentos da ordem de US$ 1 bilhão em obras de infraestrutura (construção de pontes, alargamento e dragagem de canais), urbanização (pavimentação de vias, remodelação da orla) e mobilidade urbana (o VLT, por exemplo), entre outros itens. O volume de recursos será aplicado em diversos projetos importantes para o desenvolvimento sustentável da cidade, em um momento em que grandes empreendimentos como o porto de Jaconé e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) saem do papel para a realidade.

Presente à cerimônia no Palácio do Planalto, o prefeito Washington Quaquá salientou a importância do desembarque chinês, que coroa um trabalho de captação iniciado há pelo menos dois anos e foi marcado também pela assinatura de um acordo em separado, no Itamaraty. "Fruto de uma ousada política de relações internacionais que estabelecemos, este acordo coroa meses de discussões com os chineses, valeu uma ida minha à China no começo do ano e agora se traduz no primeiro acordo de uma prefeitura brasileira com aquele país", comemorou. "Estamos seguindo os passos do desenvolvimento apontado pelos BRICs. Maricá vai fazendo sua revolução apoiada pelos chineses", completou  o prefeito.

Há pouco mais de um mês, uma missão empresarial da China esteve em Maricá como consequência das discussões abertas pelo prefeito e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lourival Casula, durante a visita a Pequim. O grupo, com representantes da gigante China Communications Construction Company Ltd. (CCCC),  analisou as oportunidades de investimento possíveis na região e agora aguarda a apresentação dos projetos. "Maricá sai na frente com um plano que nos permitirá melhorar a vida dessa e das próximas gerações. É um legado para a cidade", afirmou Casula, que acompanhou o prefeito na solenidade na capital federal.

A China é, desde 2006, o principal parceiro comercial do Brasil. Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, em 2013,foram trocados US$ 83,3 bilhões entre os países, um aumento de 10% em relação a 2012. Esse valor deverá ultrapassar US$ 90 bi neste ano.