Unidade de Saúde de São José II promove atividades com a população

Projeto “São José II em Movimento” visa melhorar a qualidade de vida da população maricaense

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população maricaense, equipes da Unidade de Saúde da Família São José II, no bairro de mesmo nome, realiza todas as segundas-feiras, às 09h, o projeto "São José II em Movimento". Os pacientes e demais interessados podem praticar gratuitamente atividades físicas, como alongamento e caminhada, executadas na praça próxima ao posto de saúde, acompanhados por profissionais. Ainda na ocasião, há verificação de pressão arterial, do índice de massa corpórea (IMC), exame de glicemia, agendamento de consulta médica e também de nutricionista. O projeto integra o Programa Estratégia Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde de Maricá.

Lusmar de Moraes é enfermeira da unidade e destaca que a iniciativa é para promover a saúde através de hábitos saudáveis e de lazer de modo agradável. "A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem que promover a saúde. Essa é uma forma que encontramos. Desejamos proporcionar um espaço com melhor qualidade de vida, motivando a todos – principalmente o público hipertenso, diabético e obeso – a cuidar mais da saúde", diz a enfermeira. Quem também está feliz em integrar o projeto é o médico uruguaio Ney Bertiz, do programa "Mais Médicos", do governo federal. "Resolvemos fazer essa atividade uma vez por semana e envolver toda a população de São José. Aqui, a gente analisa como o paciente é. Depois, ele passará por mim em uma consulta e faremos o tratamento necessário".

Geralda Correa da Silva, de 66 anos, faz questão de participar e afirma já percebe os resultados. "Depois que comecei a participar, estou caminhando, comendo e dormindo melhor". Joaquim Louzada, de 72 anos e marido de Geralda, também é adepto das atividades e garante que as mudanças trouxeram benefícios. "Antes eu não caminhava. Agora sim e isso está melhorando minha saúde", relata com felicidade. Raquel Ana de Jesus, de anos 72, que admite não perder as aulas, elogia a ação. "Estou amando", finaliza.

Durante as atividades, os participantes se deliciam com frutas doadas pela comunidade. Os interessados não precisam de cadastro ou inscrição. Basta comparecer ao local com roupas e calçados confortáveis. A Unidade de Saúde da Família São José II fica na Estrada da Cachoeira, s/nº, em São José do Imbassaí. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2634-1409, de segunda a sexta, das 8h às 17h.