Vila Vital e Guaratiba: Bairros da região litorânea ganham asfalto

Em Guaratiba, equipe da Secretaria de Obras continua a pavimentação do futuro sistema binário

As melhorias nas condições de circulação de veículos e pessoas continuam chegando aos bairros da região litorânea de Maricá. Enquanto em Guaratiba uma equipe da Secretaria de Obras avança na preparação da pista do novo sistema binário, outra executa a pavimentação da Rua Jaconé, que liga a região central de Ponta Negra ao trecho inicial da rodovia RJ-118, cortando a comunidade Vila Vital.

Homens e máquinas já pavimentaram um terço da via e a expectativa é que o trabalho chegue à parte já preparada até o fim desta semana. O meio-fio foi instalado até a altura da antiga estrada que dá acesso à praia da Sacristia. Quem mora em Vila Vital aguarda com ansiedade a conclusão da obra, que ainda terá uma intervenção de drenagem no trecho final.

“Queremos ver nossa rua novinha, vai ficar bonita. Até fechei minha oficina por um tempo até tudo ficar pronto”, revelou o mecânico Elias Ferreira dos Santos, de 35 anos, que vive há 14 anos no bairro. O morador mostrou fotos, feitas de seu celular, dos transtornos causados pelas chuvas deste ano, que isolaram o bairro. “São muitos anos sofrendo com esse problema. Quando chove, tudo fica difícil para nós, porque a lama não nos deixa sair de casa”, relatou.

Ponta Negra é um dos bairros que mais receberam pavimentação da Prefeitura nos últimos anos. Entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, oito ruas que ficam no entorno do canal que corta a localidade foram asfaltadas e outras duas tiveram seu processo completado. Entre as ruas beneficiadas estão Ouro Preto (parte), Pouso Alegre, Lavras, Carangola, Uberlândia e Itajubá, além da finalização das ruas Minas Gerais e Pampulha. A ação complementou um processo iniciado naquela parte do bairro em 2012, quando a Secretaria Municipal de Obras asfaltou as duas margens do canal.

Binário avança

Em Guaratiba, a outra equipe da Secretaria de Obras continua a pavimentação do que será o leito do sentido Centro do futuro sistema binário. Além da via principal, foi asfaltada também a Rua 51, que é transversal entre as ruas 40 e  45 e servirá de artéria para acesso para moradores da região. De acordo com o secretário Fernando Rodovalho, a pavimentação do binário vai avançar ainda mais nos próximos dias.

“Tivemos muitos dias seguidos de chuva e isso sempre atrapalha nossas intervenções. Já sabemos, porém, que os próximos dias serão de tempo firme na cidade. Com isso, poderemos seguir com essa e outras obras com mais tranquilidade”, garantiu o secretário, reiterando que, após a obra principal, as ruas transversais que dão acesso às praias também serão todas pavimentadas, assim como em todo o município, seguindo a orientação do prefeito Washington Quaquá.