Projeto municipal de agricultura educacional inicia nessa sexta-feira

Produtor local de tomate orientou os monitores e coordenadores educacionais no primeiro dia do projeto

O Projeto Municipal Agricultura Educacional, promovido pela Secretaria de Pesca, Aquicultura, Agricultura e Pecuária de Maricá, em parceria com a Secretaria de Educação, foi lançado na manhã dessa sexta-feira (30/05) com a capacitação de monitores e coordenadores escolares. Os profissionais irão orientar e ensinar técnicas de plantio e colheita para os alunos das escolas da rede municipal de ensino. A finalidade do programa é promover hábitos alimentares saudáveis e educação ambiental dentro das escolas a partir da horta escolar e da gastronomia.

Durante o evento, o produtor local de tomate Liberino Monteiro conversou com os participantes, tirou dúvidas, apresentou maneiras simples de plantio de sementes e orientou na atuação em combate às pragas. De acordo com a subsecretária de Pesca, Aquicultura, Agricultura e Pecuária de Maricá, Raquel Lima, a programa pretende despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes. “A ideia é mostrar de onde vem os legumes e verduras e falar sobre a importância de uma alimentação saudável para as nossas vidas. Queremos despertar uma postura ecologicamente correta”, explica.

O projeto terá diferentes etapas, como palestra com os alunos, confecção dos canteiros para o plantio, distribuição das cartilhas educacionais sobre agricultura para os estudantes e o acompanhamento efetivo das secretarias durante toda a execução. “A prática e o manejo de diversas culturas agrícolas serão desenvolvidas nas escolas através da horta escolar, mobilizando a equipe da cozinha, a comunidade local. Todos podem e devem participar. O conhecimento não ocupa espaço. Quem ganha com isso é a sociedade no todo”, declara Raquel.