Secretaria do Ambiente e trilheiros de Maricá firmam parceria

O Grupo de Trabalho sobre Esporte Sustentável em Unidades de Conservação, formado por técnicos da Secretaria Municipal do Ambiente e trilheiros de Maricá, se reuniu na terça-feira (13/05), para formular – de maneira democrática e participativa – a regulamentação da prática do motocross na cidade, que passou a ser proibida em abril desse ano. No encontro, ficou decidido que a trilha do Espraiado será delimitada, até o dia 01/06, para a prática do esporte. A Secretaria do Ambiente vai determinar as medidas de recuperação e manutenção do local a serem executadas pelos aventureiros.

De acordo com o secretário, Tiago de Paula, os motociclistas deverão organizar uma associação para gestão da trilha em parceria com a Secretaria do Ambiente, através de Termo de Cooperação, a ser assinado em agosto com a Prefeitura de Maricá. "A secretaria irá apresentar a delimitação da trilha do Espraiado e quais as medidas de recuperação e manutenção. Já a comissão dos trilheiros vai nos entregar o cadastro dos usuários para que seja feita a carteirinha de identificação e adesivo para as motos cadastradas", explicou.

Além da delimitação da área para a prática do esporte, o grupo agendou para 01/06 as primeiras intervenções, que serão executadas durante o evento Espraiado de Portas Abertas, projeto realizado bimensalmente pela Secretaria Municipal de Turismo. Tanto técnicos da Secretaria do Ambiente quanto os membros da comissão de trilheiros irão fazer a limpeza da cachoeira do Espraiado. No mesmo dia, será feita uma assembleia para marcar a fundação da associação dos motociclistas e eleição da diretoria.

Após audiência pública com trilheiros de Maricá, realizada em abril desse ano, na Casa de Cultura, no Centro, a Secretaria Municipal do Ambiente criou o Grupo de Trabalho sobre Esporte Sustentável em Unidades de Conservação. Na ocasião, a secretaria disponibilizou estudos técnicos sobre os impactos ambientais em trilhas e acordou a suspenção da proibição por três meses. Todos os envolvidos analisaram as pesquisas e concordaram que os impactos são significativos e devem ser mitigados.​