Saúde cria Grupo Terapêutico e Ginástica Laboral

As primeiras ações do Grupo Terapêutico e Ginástica Laboral começaram na Unidade Estratégia de Saúde da Família do Jardim Atlântico

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, ontem (15/05), as atividades do Grupo Terapêutico e Ginástica Laboral, para atender os profissionais de saúde de Maricá. Com iniciativa do governo municipal, o grupo faz parte do Núcleo de Saúde do Servidor Municipal de Maricá (NUSSEMM), criado em março desse ano, pela Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT).

A intenção do projeto é permitir que os trabalhadores sintam-se cuidados, valorizando-os e propondo ações de promoção de saúde de acordo com as necessidades apresentadas. "O Núcleo de Saúde do Servidor Municipal de Maricá vem para trazer um cuidado especial às pessoas que trabalham na área de saúde. Hoje a gente está iniciando o Grupo Terapêutico, a fim de que as pessoas tragam seus anseios e angústias. A proposta é discutir as relações de trabalho, as questões que trazem sofrimento e as que não, mas que influenciam no nosso trabalho. Espero que tiremos bastante proveito", destaca Mara Epiphanio, coordenadora da VISAT.

O primeiro encontro foi realizado na manhã de ontem, na Unidade Estratégia de Saúde da Família, em Jardim Atlântico. Os funcionários fizeram alongamento e terapia. Após avaliação, se necessário, serão feitos encaminhamentos ao ambulatório, para continuidade do tratamento com a equipe multiprofissional do NUSSEMM, composta de um médico do trabalho, um psiquiatra, um fisioterapeuta, dois enfermeiros e um técnico de enfermagem. Para Mauro da Paz, psiquiatra do grupo, há dois objetivos: levar os trabalhadores à discussão dos problemas pessoais do dia a dia e fazer uma triagem de quem precisa para um tratamento mais específico.

Francisco Carlos Sespes, de 62 anos, é agente comunitário de saúde da Unidade de Jardim Atlântico e participou do primeiro grupo. "Que maravilha! Quero vocês aqui mais vezes", pediu. Para a técnica de enfermagem Jaqueline Campos, a sensação foi diferente e boa. "Estou cheia de dores, estou toda ruim. Vou procurar o NUSSEMM para me tratar", disse após praticar os exercícios físicos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Fernanda Spitz, a preocupação não é só com médicos ou enfermeiros. "Estamos preocupados com todos. Quem faz a limpeza das unidades, o administrativo, enfermeiros, agentes comunitários. Todos nós somos importantes para que a saúde aconteça. Esse trabalho é para cuidar de todos os profissionais da saúde".

O NUSSEMM fica na Rua Joaquim Mendes, s/nº, Centro – Maricá.